Em momentos de crise econômica, como a que o Brasil está passando, a pauta do empreendedorismo volta e meia aparece nos grandes veículos midiáticos. Para muitos especialistas, empreender é uma das formas de fazer uma renda extra quando as portas do mercado de trabalho parecem estar todas fechadas.
E, em meio a tanta gente tentando fazer o negócio gerar lucro, fidelizar o consumidor é uma das tarefas mais árduas. Além de oferecer serviços de boa qualidade que cativem quem compra, detalhes como conhecer melhor o perfil do consumidor ou mesmo para ter histórico de consumo podem ser diferenciais para quem está tentando empreender.
E, se antigamente, tornar o consumidor fiel a uma marca ou loja era mais fácil, hoje em dia, na era da internet e das consultas online, esse processo fica mais difícil. Difícil, porém não impossível.
Fidelizar o consumidor é a chave do sucesso
Quando falamos de empreendedorismo, estamos nos referindo a empresários que tentam criar marcas que oferecem produtos ou serviços de qualidade, mas que ainda não têm um grande público, ou que têm marcas que ainda não se consolidaram para o público como uma grande referência.
Ser uma marca grande, reconhecida e consumida nacional ou mundialmente, é uma tarefa difícil e exige muito empenho e decisões estratégicas. E o mesmo vale para os micro e pequenos empreendedores.
É necessário fazer um trabalho de formiguinha: primeiro conquistar os consumidores na região onde a empresa oferece o produto ou serviço; depois, procurar expandir o público para bairros vizinhos e, assim, sucessivamente.
Diz-se que fidelizar o consumidor é uma das grandes chaves do sucesso dos empreendedores porque é esse o processo que faz com que o negócio tenha saúde, isto é, gere lucro.
Mais que isso, fidelizar o consumidor é uma forma também de ganhar respeito e notoriedade diante do público e, conhecendo-o bem, é possível expandir os ramos do negócio com segurança.
Como fidelizar o consumidor
Há inúmeras maneiras de fidelizar o consumidor e, de forma geral, pode-se dizer que elas dependem diretamente do tipo de negócio que se tem. Um salão de beleza, por exemplo, precisa ter estratégias específicas para o seu público e o dono de uma sorveteria precisa ter outras.
Ou seja, pensar em fidelizar o consumidor é um processo que exige pensamento estratégico e, antes de tudo, profundo conhecimento do negócio e do próprio público consumidor.
Conhecer as características do empreendimento
Um empreendedor precisa conhecer bem a natureza e as características do próprio negócio para ter lucro e, principalmente, para conseguir “fisgar” o seu público.
Ter um restaurante é bem diferente de ter um salão de dança, por exemplo. O dono de um bar, por exemplo, precisa conhecer os fornecedores, o movimento da região, ter contato com bons garçons e cozinheiros, por exemplo. Conhecimentos que o dono do salão de dança não precisa ter.
Ou seja, fidelizar o consumidor passa pelo processo de entender bem aquilo que se está oferecendo. Não é possível esperar ter uma clientela se o dono do restaurante ou do bar administra o lugar como se fosse o dono de um salão de danças.
Conhecer as características dos consumidores
Outro importante processo para a fidelização dos consumidores é o conhecimento dos clientes em si.
O dono do restaurante sabe que, não importa o momento econômico do país, as pessoas precisam comer. Mas talvez ele perca clientes se continuar cobrando muito caro pelo kilo e se outros concorrentes abaixarem o preço, por exemplo.
Por isso, é de extrema importância conhecer o público, seu poder de compra e seu comportamento de consumo para que o serviço ofertado continue fazendo sentido para o cliente e que ele seja compatível com as necessidades e desejos dele.
No mesmo exemplo do restaurante, se o público consumidor não consome comidas caseiras, mas sim pratos refinados, não faz sentido o empreendedor ter um menu de comidas típicas mineiras, por exemplo.
É válido notar que esse processo de conhecimento do público consumidor pode ser realizado de várias formas. Hoje em dia, vários softwares são utilizados nesse processo, o que ajuda a ter um conhecimento mais aprofundado do consumidor, sem que se demande muito tempo nesse processo.
É possível, por exemplo, conhecer os itens que o cliente adquiriu/ consumiu, a frequência de compra, se ele pesquisou outros produtos oferecidos pela empresa ou se procurou pela concorrência, por exemplo.
Com isso, o empreendedor pode criar estratégias mais eficazes de fidelização da clientela, como as promoções, a troca de produtos pelo acúmulo de pontos, ou mesmo a oferta de experiências.