Você pode não saber vender ou até não se achar vendedor. Mas, em algum momento, você já foi um. Vender deixou de ser a troca de produtos ou serviços por dinheiro e tornou-se encantamento, conquista, fidelização e alinhamento de interesses.
Mais valioso do que ter estoque é criar uma marca e ser o protocolo de solução para seu público-alvo. No entanto, como fazer isso? É isso que Alfredo Soares, sócio-diretor da maior plataforma de e-commerce da América Latina, VTEX, aborda em seu livro “A melhor estratégia é atitude: bora vender“, que acaba de ser lançado pela editora Gente.
Alfredo, que começou sua vida profissional vendendo cartões de visitas, fundou a Xtech Commerce, plataforma de criação de lojas virtuais que movimentou 547 milhões de reais em três anos e foi comprada pela VTEX. Em seu livro, compartilha aprendizados, orientações práticas e casos reais extraídos de sua própria trajetória de vida pessoal e profissional.
Na obra, o autor trabalha com dois conceitos-chave: caráter e atitude. Para ele, ambos se correlacionam, pois a busca por um trabalho que proporcione expressar forças de caráter, além de ter atitude que seja coerente com seus princípios e valores, depende de você gerar valor para os outros através do simples ato de vender.
Alfredo defende que, para que você possa viver da sua paixão, é preciso que você aja de maneira correta com os outros. Deve haver uma convergência entre aquilo que você ama fazer, e o que as pessoas estão dispostas a comprar. Para que essa convergência ocorra, você precisa satisfazer as necessidades de outras pessoas, bem como saber promover seu produto ou serviço. E isso se faz não mostrando características ou recursos desinteressantes, de forma mecânica, mas sim relacionando o seu produto ou serviço a benefícios atraentes, uma vez que a maioria das necessidades das pessoas são emocionais: elas querem ser bem tratadas e reconhecidas.
Uma das orientações do autor é que, seja qual for o seu projeto, você precisará de altas doses de honestidade consigo mesmo. Pois é isso que o fará mais forte do que o medo e o desejo de desistir, os maiores perigos na vida do empreendedor. Ao longo do livro todo o autor deixa a entender que empreender tem a ver com execução. É ir lá, pôr a mão na massa, fazer, errar, aprender, refazer.
Serviço
Título: A melhor estratégia é atitude: bora vender.
Páginas: 223
Editora: Gente
Preço médio: R$ 25
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