No momento atual, para alcançar o sucesso nas vendas ou na prospecção de novos clientes, é necessário contar com mais de um método para atingir seus objetivos. Aliar forças com outras empresas é uma das melhores formas de atingir bons resultados de maneira rentável e de forma facilitada. Para isso acontecer, é necessário estabelecer networking, criar conexões e entender o que realmente faz sentido para o crescimento da sua empresa.
Para saber como colocar isso em prática, separamos algumas dicas e temas bem legais que podem ajudar você e a sua empresa a desenvolver estratégias e planos de marketing para expandir ainda mais o seu negócio.
Por que ter uma parceria é importante para o seu negócio?
Uma parceria estratégica de negócio pode se tornar muito importante para o crescimento de qualquer empreendimento. Em geral, um programa de parceria serve para que empresas atuem em conjunto para aumentar eficiência e potencializar seus negócios. Uma parceria significativa pode ser a base para o sucesso. Além de conseguir conquistar novos clientes, é uma ótima forma de aumentar o valor agregado do próprio negócio.
5 benefícios para participar de um programa de parceria
- Acesso a novos conhecimentos, recursos e experiências;
- Maior credibilidade para a empresa;
- Aumento na base de clientes;
- Estabilidade a longo prazo;
- Proposta de valor agregado para os clientes existentes.
Mas, e como fazer uma parceria estratégia
Também chamada de parceria de negócio ou estratégica, a parceria funciona em conjunto com duas ou até mais empresas, para oferecer um produto ou serviço de qualidade que beneficie ambos os lados, gerando relacionamento, criando mais renda para o seu negócio e ainda com diferencial competitivo no mercado.
Separamos pra você um passo a passo para entender as oportunidades de mercado. Caso ainda não saiba como aumentar o seu portfólio de produtos, dê uma olhadinha nesse conteúdo. Mas, agora, vamos lá:
1. Busque empresas com o perfil desejado
Pode parecer estranho, mas a busca de parcerias estratégicas tem que partir do princípio contrário do que você já oferece, até porque a parceria precisa ser uma complementação do seu serviço.
O importante é buscar empresas que tenham o mesmo propósito e sinergia que a sua e que ofereçam uma tecnologia inovadora para os clientes. Vamos colocar essa ideia em prática. Vamos supor que você é um consultor financeiro e realiza toda parte de planejamento e estratégia do seu cliente. No meio da sua consultoria, percebeu que ele não tem algumas soluções que poderiam fazer a diferença no negócio dele. Você pode ir atrás de uma parceria omnichannel que tenha diversas soluções, como um sistema de gestão para fazer o controle das vendas, de estoque, parte financeira, loja virtual e até mesmo marketplaces. Então, por que não oferecer além da sua consultoria, um omnichannel completo? Tendo isso mapeado, é o momento de você procurar empresas que oferecem esse serviço.
Além de tudo, você terá um diferencial competitivo e estratégico perante o seu mercado. Não esqueça de avaliar a reputação da empresa, qualidade de atendimento e até valores.
2. Negocie propostas personalizadas
Depois da sua pesquisa, tente mapear pelo menos três empresas para conversar sobre uma proposta de parceria e tente personalizar para cada uma delas, até porque cada uma tem sua particularidade e diferencial de mercado, certo?
Quando for iniciar sua proposta, pense bem no seus clientes e o que faz sentido para cada um deles, pesquise dados de mercado e leve sempre resultados que essa parceria poderá proporcionar para ambos os lados. Quanto mais dados e informações você tiver, maior a chance da parceria se concretizar. Uma boa oportunidade também, é pesquisar empresas que já ofereçam parcerias, às vezes é um passo mais rápido para você oferecer um produto.
3. Após o fechamento, divulgue a parceria
Sempre que uma parceria for concretizada, e as devidas apresentações de benefícios forem colocadas em pauta ou até um contrato ser assinado, use suas redes sociais, base de e-mail ou site para falar sobre a nova parceria. Isso poderá atrair seus clientes antigos para saber mais sobre o produto e até mesmo clientes novos que já buscavam esse produto, só não sabiam como achar. Lembre-se, isso vai te proporcionar uma cadeia de valor com melhores negócios.
Com as devidas apresentações e manifestadas as intenções de parceria, opte pela que melhor atende às suas expectativas ou então procure estabelecer parceria com mais de uma empresa.
4. Acompanhe os resultados
Por último e não menos importante, acompanhe todos os resultados. Lembra da proposta personalizada? Nesse momento de acompanhamento, você precisa anotar tudo que foi acordado anteriormente e acompanhar os benefícios. Se os seus clientes estão sendo bem atendidos pela empresa parceira, se tudo está sendo oferecido para eles, a conversão de vendas ou de resultados.
Ou seja, você precisa entender quais são os acompanhamentos que deseja mensurar e sempre estar em contato com a empresa parceira. Isso mostrará que a parceria é muito mais que uma troca de produtos, mas é uma parceria estratégica de benefícios em comum.
Nenhuma parceria é extremamente perfeita, então vários ajustes deverão ser feitos e alinhados durante esse tempo de parceria. A relação e contato é essencial para que a sua parceria seja duradoura, por isso o monitoramento dos resultados é fundamental.
Quer saber mais sobre o nosso programa de parceria e como oferecer um omnichannel com sistema de gestão, loja virtual e marketplaces para os seus clientes? Clica aqui e inscreva-se.