O aplicativo TikTok, plataforma de compartilhamento de vídeos com mais de 800 milhões de usuários em todo o mundo, anunciou nesta quarta-feira (13) uma série de mudanças em suas regras de privacidade, visando aumentar a proteção a menores de idade.
Uma das redes sociais de maior sucesso entre jovens, o serviço criado pela startup chinesa ByteDance revelou que a partir de hoje os perfis de usuários entre 13 (idade mínima para cadastro no app) e 15 anos serão automaticamente configurados como privados, o que restringirá a visualização de seus conteúdos a pessoas autorizadas por eles.
“Com uma conta privada no TikTok, apenas quem o usuário aprovar como seguidor pode assistir aos seus vídeos. Queremos que nossos criadores de conteúdo mais jovens sejam capazes de fazer escolhas informadas sobre o que e com quem desejam compartilhar, o que inclui decidir se desejam abrir suas contas para visualizações públicas”, explicou Tracy Elizabeth, líder global de Política de Segurança de Menores do TikTok, em nota da empresa.
Entre as alterações, os usuários daquela faixa etária também poderão desabilitar a seção de comentários de seus vídeos ou permitir que somente amigos a utilizem, e a opção de outros fazerem download de seus conteúdos foi desativada – aqueles entre 16 e 17 anos de idade, por outro lado, poderão permitir a ação, alterando a configuração padrão de suas contas.
Além disso, o mecanismo de sugestão de perfil para outros usuários será automaticamente desabilitado para exibir contas de menores com 13 a 15 anos, porém esta, como apontado no comunicado oficial do TikTok, é outra das medidas passíveis de alteração por escolha pessoal desses jovens.
As funções de “dueto” e “costura”, que possibilitam a produção de novos vídeos a partir da interação com outros conteúdos publicados, também não serão mais integradas para contas de menores de 16 anos.
Essas novas medidas se somam a outros esforços recentes da rede social para garantir mais segurança à experiência de seus milhões de usuários jovens, incluindo restrições no envio de mensagens diretas, presentes virtuais e transmissões ao vivo, além do lançamento de um recurso que permite que pais monitorem as atividades de seus filhos.