A plataforma de mensagens instantâneas WhatsApp foi eleita a marca mais amada pelos consumidores brasileiros em 2020, de acordo com levantamento realizado pela eCGlobal, divulgado nesta terça-feira (2) pelo site da revista “Forbes”.
Adotando o Net Love Score (NLS), índice próprio da eCGlobal para mensurar a conexão emocional das empresas com o público, através de um sistema de pontuação entre -100 e 200, a companhia de pesquisa de mercado consultou 2.144 entrevistados via internet, entre abril e junho, sobre marcas de 35 categorias, divididas em oito segmentos – eletrônicos e eletrodomésticos, FMCG (bens de consumo rápido), fashion e beleza, finanças, transporte, varejo, serviços e nova economia. Além da lista geral (veja abaixo), cada um desses setores foi analisado em rankings específicos.
Em seu segundo ano de realização, o levantamento constatou que várias companhias ganharam impulso em 2020 por causa das restrições de distanciamento social impostas no combate à pandemia da Covid-19, principalmente nos setores de redes sociais, cartões de crédito e celulares.
Ainda segundo a eCGlobal, a maioria dos entrevistados é formada por mulheres (58%) e pertence à classe B (59%). Na segmentação por faixa etária, 36% deles são adultos de 20 a 34 anos, 36% têm de 35 a 54 anos e 25%, de 18 a 19 anos.
No ranking geral, logo atrás do WhatsApp, que somou 90,5 pontos, ficaram o serviço de streaming Netflix (88,3), no segundo lugar, e a plataforma de vídeos YouTube (79), em terceiro.
Confira o top 10 das marcas mais amadas pelo consumidor brasileiro em 2020 – e suas respectivas pontuações:
1) WhatsApp (90,5)
2) Netflix (88,3)
3) YouTube (79)
4) Coca-Cola (71,9)
5) Mastercard (71)
6) Sadia (63,3)
7) Uber (61,9)
8) Samsung (58,9)
9) Nubank (56,5)
10) O Boticário (56)