Em comunicado nesta quarta-feira (23), o fundador do Telegram, Pavel Durov, anunciou planos para a monetização do aplicativo de mensagens instantâneas, que estaria se aproximando dos 500 milhões de usuários, a partir de 2021. “Um projeto de nosso tamanho precisa de pelo menos algumas centenas de milhões de dólares por ano para continuar”, afirmou o empresário russo, que revelou vir financiando pessoalmente o negócio em seus sete anos de atividade e não pretende vendê-lo.
“O Telegram vai começar a gerar receitas a partir do próximo ano com novos serviços de pagamento e uma plataforma publicitária”, explicou Durov.
Uma das novas iniciativas do serviço será o lançamento de sua própria ferramenta de anúncios para grandes canais públicos, fornecendo renda para os produtores de conteúdo enquanto permite à rede cobrir os custos de servidor e tráfego. Outra medida deve ser a oferta de adesivos “premium”, com “recursos expressivos adicionais”, cujos artistas também serão remunerados com parte dos lucros.
“Queremos que os milhões de criadores e pequenos negócios ativos no Telegram prosperem, enriquecendo a experiência de todos os nossos usuários”, declarou Durov, prometendo, porém, que todas as funcionalidades gratuitas do aplicativo permanecerão dessa forma.