De acordo com levantamento realizado pelo Google Brasil, apesar de os eletrodomésticos mais procurados por usuários brasileiros serem os de “linha branca”, como fogão e geladeira, o maior aumento em pesquisas do segmento na ferramenta de buscas online pertence ao lava-louças, com um crescimento de 95% em 2020.
A alta reflete as transformações da pandemia do novo coronavírus na rotina de pessoas que passaram a ficar mais tempo em casa e trabalhar remotamente, buscando soluções mais práticas para os afazeres do lar. “A pandemia influenciou de forma profunda e estrutural a relação que temos com a casa”, observa Julia Busch, analista de insights para a indústria de bens de consumo do Google Brasil.
A popularidade do lava-louças no buscador do Google segue alta neste ano, com aumento de 26% em pesquisas na semana finalizada em 11 de abril, na comparação com a média das quatro semanas antecedentes.
Mas o alto registro de buscas, de acordo com o levantamento, não se converte em um volume equivalente de compras do eletrodoméstico, cujo preço pode variar entre cerca de R$ 1.900 e R$ 7.600 – uma oferta inviável para muitos brasileiros em meio à atual crise econômica. “Em uma pesquisa realizada pelo Google, 7 em cada 10 entrevistados perderam renda no ano passado e 16% relataram que desistiram de comprar lava-louças por redução de renda”, afirma Busch. A especialista, acrescenta, porém, que “11% dizem que ainda estão se programando para adquirir este produto ainda em 2021”.
(com informações de Exame)