Ser uma pessoa comunicativa é, certamente, uma das competências mais almejadas pelos profissionais. Isso pode ajudar, por exemplo, no processo de socialização em um novo ambiente e também na liderança de equipes. Entretanto, é importante saber usar essa habilidade com cautela para não ultrapassar os limites da boa comunicação.
“Ninguém quer ser um chato, mas como reconhecer que você está sendo?”, questiona a especialista em Comunicação Pessoal Aurea Regina de Sá no vídeo “12 características de um comunicador chato”, disponível em seu canal no YouTube. O autoconhecimento, explica, é o caminho para encontrar o equilíbrio, reconhecendo posturas e comportamentos que prejudicam a qualidade da comunicação.
O primeiro sinal destacado por Aurea Regina de Sá é que o comunicador chato, frequentemente, toma conta da conversa. “Essa pessoa costuma falar demais, sem parar e sem dar espaço para o outro. A conversa é de duas ou mais pessoas e, para que realmente seja um diálogo, deve existir um volume de fala para cada participante”, ressalta.
Desenvolvendo a Comunicação Pessoal
A comunicação não é um dom, mas sim uma habilidade que pode (e deve) ser desenvolvida incessantemente por quem quer se destacar. Aurea Regina de Sá, que é Jornalista e Coach de Comunicação especializada em Media Training, ministra o Falando Bem, treinamento intensivo e online focado no desenvolvimento da Comunicação Pessoal.
São 13 aulas em vídeos acompanhadas por exercícios práticos que ajudam a validar a evolução ao longo do curso. Os módulos focam em aspectos específicos da Comunicação Pessoal, como o medo de falar em público, o desenvolvimento do autoconhecimento e da autoestima, a expressão corporal, a organização do discurso, entre outros. O conteúdo está disponível com exclusividade no Administradores Premium.