A Olist, que ajuda lojistas a entrarem em grandes marketplaces, é o mais novo unicórnio brasileiro, passando o valuation de US$ 1 bilhão, segundo informações do Pipeline.
A Olist levantou US$ 186 milhões em rodada liderada pela Wellington Management, o que subiu o seu valor de mercado e a tornou um unicórnio.
Na mesma rodada de investimentos, participaram gigantes como o Softbank e Goldman Sachs – que já eram acionistas e acompanharam a rodada, que contou ainda com aporte das brasileiras Corton Capital e Globo Ventures.
Além disso, Valor Capital e Redpoint eventures já eram investidores da empresa.
A Olist já levantou mais de US$ 300 milhões junto aos fundos, com prospecto inicial de captar US$ 125 milhões no mercado de capitais.
Parte dessa atratividade vem da melhora em indicadores relevantes da companhia e da melhora da saúde financeira. O faturamento, por exemplo, deveria ter crescido 2,5 vezes após a rodada de Série D no ano passado.
Contudo, no acumulado de 2021, a receita gerada pela startup mais do que triplicou. A expectativa é de que a startup feche o ano com R$ 250 milhões ante R$ 80 milhões do ano passado.
“Como uma empresa que cresce exponencialmente, nunca deixamos de considerar a possibilidade de novas rodadas”, afirma o fundador da companhia, Tiago Dalvi, em entrevista ao Pipeline.
A startup deve fechar este ano com um faturamento de cerca de R$ 250 milhões, um salto sobre os quase . Na semana passada, o Olist venceu o prêmio da Endeavor na categoria growth — a startup foi um dos destaques no portfólio da Endeavor.
O que fez a startup virar unicórnio?
Além de escalar o seu faturamento, o que fez brilhar os olhos de quem fez os aportes foi a Olist Store – linha vertical da startup que conecta os lojistas às lojas de marketplace, auxilia os vendedores a aparecer em melhor posição nas buscas e otimiza a gestão de estoques.
O serviço, no cenário de mercado atual, é mais promissor do que nunca, dado o crescimento do segmento de e-commerce desde o começo da pandemia.
Além disso, atualmente a startup também conta com a Olist Shops, uma ferramenta que fornece aos lojistas uma forma de montarem sua própria loja virtual.
Conheça a Olist
Com fundação em 2015 e cerca de seis anos de mercado, a companhia segue na vertical de varejo e lojistas, uma tarefa que se tornou ainda mais relevante com a pandemia.
Nos seus movimentos recentes, em meados de outubro, adquiriu as startups Tiny, responsável por desenvolver um software de gestão forte em e-commerce, e a Vnda, uma plataforma que conecta o varejo físico ao digital, com integração com meios de pagamento, logística e soft.
Segundo os dados internos da empresa, as soluções desenvolvidas pelo Olist já atendem os negócios de mais de 100 mil lojistas em 180 países.
Por Eduardo Vargas
Conteúdo publicado originalmente no SUNO Notícias