Desde que o mundo entrou em quarentena, muitas pessoas agora dependem de ferramentas de comunicação online para manter contato com amigos, familiares e colegas de trabalho. Muitos aplicativos estão sendo usados para socializar até hoje, mas você já se perguntou quais plataformas se tornaram as mais populares?
Uma abordagem interessante é avaliar as tendências de busca do Google, para ver a evolução do termo Zoom, sem dúvida uma das palavras mais em voga durante a pandemia.
É que o controverso pedido de reuniões tornou-se parte do dia-a-dia de milhares de pessoas, sejam elas relacionadas ao ensino, ao mundo dos negócios.
As ferramentas usadas para mensagens, chamadas de vídeo e colaboração tiveram mais interesse à medida que as pessoas as usavam para socializar e fazer negócios.
O gráfico do Google Trends mostra como o Zoom cresceu exponencialmente em março, diminuindo gradualmente, quase se aproximando das pesquisas que tinha em um mundo pré-pandêmico.
Um achado interessante foi produzido ao analisar em conjunto as buscas do Covid, com o Zoom, sempre em nosso país, conforme mostra a imagem a seguir.
Além do interesse do COVID ser muito maior, o que se observa é que são produzidas curvas que possuem um layout com muitas semelhanças. Sem dúvida, o lento retorno à normalidade torna cada vez mais desnecessário o uso de aplicativos como o Zoom, dos quais uma geração de alunos será avessa a utilizar.
Também pode ser visto como Netflix Party, a extensão do Chrome que adiciona uma função de chat ao Netflix e sincroniza vídeos para socializar, aumentou seus downloads da Chrome Web Store. Por outro lado, de acordo com o aplicativo de namoro fdating, houve uma queda inicial de visualizações com pico mínimo no final de março, enquanto que desde então o aumento do tráfego já voltou ao normal, e até mesmo, está crescendo acima do histórico.
Investimento publicitário
Outro aspecto relevante é o que aconteceu com as ferramentas de marketing mais populares da Internet, como o Google Ads e o Facebook Ads.
Especialistas previam queda nos investimentos, mas o que não aconteceu foi uma queda no interesse, conforme visto a seguir
Não só não caíram, mas pelo contrário, têm estado em ascensão desde o início da pandemia, certamente motivados pela necessidade de investir para promover serviços remotos ou comércio, embora o pico tenha sido em julho
Para ver a influência dessas plataformas de publicidade, podemos observar uma visão dos últimos 5 anos
Lá podemos ver como o número máximo de buscas históricas ocorreu neste ano de 2020. Para que esta análise seja precisa, também devemos incluir Adwords, o nome anterior do Google Ads, na pesquisa
Gostaríamos de salientar que não estamos falando aqui dos valores investidos, mas do interesse do público brasileiro nessas ferramentas.