Um novo golpe tem sido praticado nas redes sociais: contas falsas se apresentam como canais de atendimento ao cliente de um banco. De acordo com pesquisadores da ESET, empresa de detecção proativa de ameaças, em um dos casos analisados, ocorrido na Argentina, o esquema começou com uma mensagem privada via Instagram de uma conta que fingia ser a conta oficial do Banco Galicia, instituição financeira do país.
Na mensagem, os golpistas ofereciam, em nome do banco, a sua disponibilidade como canal de atendimento ao cliente em caso de dúvidas ou reclamações. O objetivo dos golpistas é aparentemente fazer o primeiro contato e obter informações pessoais, como número de telefone, o que pode levar a um futuro golpe por telefone.
A mensagem foi enviada por uma conta que, embora inclua a logomarca da instituição financeira e utilize seu nome, possui diversas particularidades que podem funcionar como um sinal de alerta para qualquer usuário: baixo número de seguidores, conta não verificada e perfil com poucas publicações. Além disso, a mensagem – que se destina a um contato inicial – parece ter sido enviada em massa, uma vez que não faz nenhuma referência pessoal.
Existem vários bancos cujas identidades foram falsificadas por meio de perfis falsos no Instagram, mas o esquema acontece também em outras redes sociais. A prática também foi replicada no Facebook, onde os pesquisadores encontraram pelo menos 20 perfis com o mesmo nome. No caso do Twitter, por exemplo, existem diferentes contas que usam o nome da entidade financeira, ainda que, nessa plataforma, exista uma conta oficial do banco.
“Com a facilidade de criar contas nas diferentes plataformas sociais, os usuários devem levar ao extremo suas medidas de segurança pessoal e ter em mente a importância de nunca fornecer informações pessoais por meio de mensagens que chegam inesperadamente de contas não verificadas ou suspeitas. É importante analisar o perfil acessado, se é uma conta verificada que tenha um grande número de seguidores e que não seja uma conta com data de criação recente”, acrescenta o especialista da ESET .