Tem circulado desde o início deste mês a notícia de que a Netflix está testando uma função “canal de TV” para seus clientes da França. A informação pegou muita gente de surpresa, por ir aparentemente na contramão do que estamos acostumados a esperar da empresa, que se consolidou com o modelo on demand, em que o usuário vai lá e escolhe o que quer ver. Mas surgiu a questão: já que lançaram por lá, será que vai chegar aqui? Não há ainda muitas informações sobre o assunto, mas temos algumas pistas.
Até agora a Netflix não fez muitos comentários sobre a novidade e não dá sinais de que essa iniciativa indica uma tendência global de sua estratégia. A decisão de adotar o modelo tradicional de exibição com o Direct (esse é o nome da nova funcionalidade) parece estar muito mais ligada ao perfil específico de consumo do público francês.
Veja o que diz comunicado da assessoria de imprensa da empresa na França:
“Na França, onde o consumo da TV tradicional é muito popular, muitos telespectadores gostam da ideia de uma programação que evite ter que escolher o que assistir. É por isso que estamos testando uma nova opção de visualização na França: Direct. Esteja você sem inspiração ou descobrindo a Netflix pela primeira vez, você pode se deixar levar sem ter que escolher um título específico e se surpreender com a diversidade do catálogo da Netflix.”
Solução para quem não sabe o que ver
Quem nunca passou um tempão tentando escolher um título na Netflix e acabou desistindo? Pelo visto, esse é um problema que será atacado pelo Direct. Mas a adoção não é tão simples assim. Pelo que a própria empresa informou, a França será uma espécie de laboratório para o formato.
Com o aumento da concorrência, a Netflix tem de um lado o desafio de seguir inovando para garantir sua liderança. Do outro, porém, não tem mais a “liberdade de errar” da qual desfrutava com tranquilidade anteriormente. Uma mudança brusca no seu modelo, que leve à queda no uso da plataforma, pode ser fatal.
E você, o que pensa sobre o assunto? Gostaria de ter essa função aqui no Brasil? Deixe seu comentário.