A morte de um cliente negro em uma loja do Carrefour em Porto Alegre/RS, no Dia da Consciência Negra, por seguranças da unidade, colocou novamente a companhia francesa no centro de uma crise no Brasil. E dessa vez com muito mais força do que nos episódios em que um cachorro foi agredido até a morte ou no outro em que o corpo de um trabalhador morto foi encoberto por guarda-sóis enquanto a unidade funcionava normalmente. Na internet, se multiplicaram posts exigindo uma postura mais efetiva da empresa, questionando se a direção se limitaria novamente a publicar notas de pesar e esclarecimento. Protestos nas ruas aconteceram também em várias cidades e uma loja chegou a ser incendiada. As ações do grupo caíram mais de 5% nesta segunda (23) e lojas da marca tiveram horário de funcionamento reduzido ou sequer abriram nos últimos dias. Um cenário que, definitivamente, exige ações mais incisivas.
Em comunicado enviado à imprensa, o Grupo Carrefour Brasil anunciou a criação de um fundo para promover inclusão racial. Inicialmente o aporte será de R$ 25 milhões e o valor será adicional à doação anunciada pela empresa anteriormente, que reverterá todo o resultado das vendas realizadas em todos os hipermercados da rede no país no dia 20 de novembro.
“Sabemos que não podemos reparar a perda da vida do senhor João Alberto. Este movimento é o primeiro passo da empresa para que o combate ao preconceito e racismo estrutural, que é urgente no Brasil, ganhe ainda mais força e apoio da sociedade. Acreditamos que poderemos evoluir e contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária”, afirmou Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil.
“Nos últimos dias, a empresa vem se reunindo com entidades representativas da causa e com especialistas que atuam nessa frente, visando compreender e aprender sobre como atuar de forma concreta na luta contra todo e qualquer tipo de discriminação, que inclui também outros públicos minorizados”, diz o comunicado do Carrefour.
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A partir das reivindicações, a empresa anunciará na quarta-feira, 25 de novembro, os compromissos e o plano de ação do trabalho, que nortearão o fundo. As iniciativas compreenderão ações internas e projetos de âmbito externo, visando promover ações que envolvam seus milhares de colaboradores e também seus públicos externos.