A Arcos Dorados, franquia que opera os restaurantes McDonald’s em 20 mercados da América Latina e Caribe, anunciou que a partir desta quinta-feira (12), Dia Internacional da Juventude, passará a permitir que jovens da região se inscrevam em sua universidade corporativa, a Hamburger University, para buscar capacitação em habilidades diversas em favor de seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Acessando a plataforma Receita do Futuro, os interessados têm acesso gratuito a cinco cursos de curta duração em Inteligência Emocional, Empreendedorismo, Finanças Pessoais, Atendimento ao Cliente e Saúde e Bem-estar. Disponíveis até o dia 31 de dezembro, os módulos são independentes, sem ordem específica ou quantidade limitada por pessoa, e garantem certificados aos participantes.
A iniciativa marca a primeira vez em que a McDonald’s abre as portas da Hamburger University para não-funcionários e surgiu a partir de uma pesquisa realizada pela Arcos Dorados e a consultoria Trendsity. Envolvendo jovens caribenhos e latino-americanos de 16 a 24 anos, o estudo concluiu que 61% dos entrevistados consideram que a formação é necessária para fortalecer suas competências e compensar a falta de experiência para conseguir o primeiro emprego formal ou uma melhor oportunidade de trabalho. Dentre os temas que eles julgam importante se aprofundar, destacam-se Trabalho em equipe e Liderança, com 73%, seguido por Inovação e Empreendedorismo (50%) e Vendas e Atendimento ao Cliente (44%), entre outros.
Entre as principais descobertas do levantamento com jovens brasileiros, quase 8 a cada 10 mencionaram o impacto causado pela pandemia da Covid-19 sobre o acesso e a qualidade de sua educação: 32% tiveram adiamentos ou interrupções nos estudos e, ao olhar para o futuro, demonstram um nível de otimismo de 48%, revelando a necessidade de apoio e ferramentas que lhes permitam se sentir mais sólidos e empoderados para enfrentar a incerteza dos próximos anos.
Nesse sentido, 45% desses brasileiros mencionaram espontaneamente a educação e a capacitação como uma de suas principais necessidades, sendo que 8 a cada 10 mencionaram a importância de cursos que facilitem a obtenção de um primeiro emprego, enquanto 7 a cada 10 destacaram a necessidade de programas para complementar sua educação formal que estejam em linha com as exigências do mercado.