Os setores de varejo e e-commerce são respectivamente os líderes de engajamento no Facebook e no Instagram entre os usuários brasileiros, de acordo com novo levantamento realizado pela plataforma Emplifi, especializada em Customer Experience.
Analisando o total de interações com perfis de marcas nacionais em cada uma das redes sociais, entre julho e setembro deste ano, a pesquisa concluiu que o segmento de varejo foi o campeão de engajamento no Facebook durante o terceiro trimestre de 2021, com 20,2% das interações – um aumento de 0,6% desde o estudo anterior, referente ao primeiro trimestre do ano. O e-commerce ficou com a vice-liderança no ranking da mesma plataforma, com taxa de interação de 15,1%.
No mesmo período, porém, o segmento de comércio online garantiu o topo entre os que mais engajam no Instagram. Em comparação com o levantamento realizado no início do ano, a performance de perfis de e-commerce na rede social passou de 24,5% para 42%. Já o varejo ficou apenas na terceira colocação, com 10,8%, atrás de contas de moda, que registraram 12,9% das ações dos usuários.
O estudo ainda revela que, no Facebook, o setor de beleza, que antes era responsável por 8,5% das interações, perdeu o terceiro lugar para o de serviços, que alcançou uma porcentagem de 9,7%. Enquanto isso, as contas da indústria de beleza passam ao quinto lugar com 5,7% de taxa de interação, ficando atrás do setor de moda (7,7%).
Veja abaixo os rankings dos segmentos em cada rede social conforme os trimestres avaliados pela pesquisa:
Facebook – terceiro trimestre de 2021
1. Varejo – 20,2% das interações
2. E-commerce – 15,1% das interações
3. Serviços – 9,7% das interações
4. Moda – 7,7% das interações
5. Beleza – 5.7% das interações
Facebook no primeiro trimestre de 2021
1. Varejo – 19,6% das interações
2. E-commerce – 16,2% das interações
3. Beleza – 8,5% das interações
4. Serviços – 8,4% das interações
5. Moda – 6,6% das interações
Instagram no terceiro trimestre de 2021
1. E-commerce – 42% das interações
2. Moda – 12,9% das interações
3. Varejo – 10,8% das interações
4. Beleza – 8,8% das interações
5. Serviços – 6,1% das interações
Instagram no primeiro trimestre de 2021
1. E-commerce – 24,5% das interações
2. Moda – 22,5% das interações
3. Varejo – 14% das interações
4. Beleza – 11,6% das interações
5. Serviços – 7,6% das interações