Em recuperação judicial desde 2018 e sob risco de falência, a Livraria Cultura anunciou nesta semana o fechamento de mais três unidades de sua rede: duas em shoppings de São Paulo (SP) – a do Bourbon e a do Villa-Lobos – e uma no Shopping Curitiba (PR), a única da companhia na capital paranaense.
Em nota, a Cultura explicou que sua crise financeira, com uma dívida de cerca de R$ 292,5 milhões segundo o último balanço, foi agravada pela pandemia do novo coronavírus. “Desde março de 2020, devido a todas as restrições impostas pela crise da Covid-19, iniciamos negociações com todos os nossos locadores para que tivéssemos condições comerciais adequadas à nova realidade e pudéssemos manter nossas lojas de maneira sustentável. Apesar dos esforços de todos os lados, o prolongamento da crise e a falta de previsibilidade nos fez tomar a decisão”, justificou a rede, que recentemente encerrou suas atividades em outras três cidades – Brasília (DF), Campinas (SP) e Ribeirão Preto (SP).
“A pandemia impôs novos hábitos de consumo que dificilmente irão retroceder”, continuou o comunicado, em referência ao crescimento do mercado online, acrescentando que “parte importante do faturamento das lojas vinha de eventos, noites de autógrafos, atividades culturais, gastronômicas e obviamente de contato social. Infelizmente não acreditamos que tais atividades voltarão com força ainda em 2021”.
Além de revelar que seu objetivo para os próximos meses é manter abertas apenas as unidades que tragam retorno no curto prazo, a Livraria Cultura adiantou que planeja lançar, a partir de março, “serviços inéditos no mercado”, com “mais foco na integração dos meios digitais com nossos pontos de venda para entregar uma experiência extraordinária e única”.