O historiador e professor Leandro Karnal e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, lideram, respectivamente, os rankings dos discursos inspiradores nacionais e internacionais mais vistos no YouTube por usuários brasileiros, de acordo com uma nova pesquisa divulgada pela plataforma de idiomas Babbel.
O levantamento, realizado entre julho e setembro, considera os números de visualizações do Brasil registrados pelos vídeos da rede social, sendo que a lista dos estrangeiros reordena o ranking dos discursos mais vistos no mundo considerando a audiência do país.
Outros palestrantes consagrados completam o pódio nacional: o filósofo Mario Sergio Cortella, que integra a equipe de professores do Administradores Premium e ainda ocupa outras duas posições no Top 10; e o empresário Conrado Adolpho. A atriz Emma Watson e a escritora Susan Cain, por sua vez, acompanham Biden no topo da lista internacional. Veja abaixo:
Avaliando os oradores e os conteúdos dos 20 discursos, o estudo aponta que, se entre os brasileiros predominam professores (25%), o ranking estrangeiro traz atores como destaque (50%). Em ambas as listas, contudo, a maioria dos temas abordados diz respeito ao ambiente profissional (40%), incluindo autoconhecimento, liderança, motivação e soft skills.
Além disso, enquanto 90% dos discursos internacionais foram feitos nos últimos 10 anos, os discursos brasileiros datam de, no máximo, 5 anos atrás.
5 passos para fazer um discurso arrebatador
Com base nas qualidades observadas nos campeões de views listados acima, a Babbel também organizou um passo-a-passo para a criação de um discurso bem-sucedido. Confira:
1) Um discurso deve ser muito bem preparado
A experiência e preparação do palestrante é decisiva. Se você assistir aos vídeos do ranking, vai perceber que os palestrantes têm discursos escritos com antecedência e frequentemente decorados.
Se você quer fazer sucesso, não há espaço para ficar perdido entre anotações; parecer fácil dá trabalho!
2) Conheça a sua audiência
Como em qualquer comunicação, é preciso saber quais são os temas de interesse e o contexto da audiência para adaptar o discurso.
3) Faça uma abertura impactante
Como todos sabemos, a primeira impressão é a que fica, e você tem apenas 10 segundos para criá-la. Mario Sergio Cortella inicia um de seus discursos, por exemplo, com a frase “A vida é muito curta para ser pequena”, e associa os ciclos da nossa vida com os smartphones: à medida que chegamos ao fim da vida, desabilitamos cada vez mais aplicativos. Do ponto de vista físico, ele ainda brinca: “Cada dia temos menos bíceps e mais pâncreas”.
É importante ter um fato, um número ou uma frase que lhe permita contar uma história.
4) Seja conciso
Lembre-se de que as pessoas vão absorver só os conceitos principais. Pense numa mensagem-chave para o discurso e se concentre em criar um conteúdo simples em torno dessa ideia. Veja como Emma Watson desenvolveu um conceito simples em seu discurso: ela trata de situações cotidianas de desigualdade vividas em diversas partes do mundo ao falar de seu contexto pessoal, afirmando que teve uma vida de privilégios porque os seus pais não a amavam menos por ser menina, que a escola não a limitou por ser menina e que os seus mentores não presumiram que a sua jornada seria limitada por uma gravidez.
5) Conclua o seu discurso de forma inspiradora
Partilhe dados que criem uma perspectiva de evolução, demonstre que cada um de nós pode fazer a diferença e faça perguntas que motivem a interação. Veja como Paulo Vieira usa as perguntas abertas em seu discurso sobre o poder da ação: após citar Sócrates (“Uma vida não examinada não vale a pena ser vivida”), ele estimula a audiência a aplicar a reflexão em sua intimidade com questões como “Você é mesmo uma ótima mãe? Ou seu trabalho era assim tão mal?”, antes de encerrar a apresentação com a frase final: “O seu maior problema é a sua maior certeza”.