Quais as maiores oportunidades das empresas na Era Digital? Quais habilidades os profissionais precisam desenvolver para lidar com o digital e se adaptar a um novo tipo de sociedade? Essas foram algumas das questões discutidas por especialistas durante a segunda edição do Ch@nge Experience, evento da IBM com executivos da empresa e convidados, apresentado pelo jornalista e comunicador Marcelo Tas.
Tas, que apresentou o evento online pela segunda vez, iniciou as discussões do dia falando de sua experiência na mídia e citando os 4 pilares da “cultura maker”: criatividade, colaboração, escalabilidade e sustentabilidade. Em seguida, convidou Ana Paula Assis, presidente da IBM para a América Latina; Frank Koja, VP de Serviços de Tecnologia IBM; e Marco Kalil, Vice-Presidente de Serviços de Consultoria da IBM, para debater a “reinvenção digital”. O trio foi enfático: a adaptação ao digital é a chave para o sucesso, e o cliente precisa vir no centro da inovação. Uma das grandes sacadas, de acordo com eles, é transformar dados em informações que irão impactar na experiência do cliente: não adianta ter dados se o seu negócio não está preparado para lidar com eles.
A experiência do cliente também foi um assunto levantado pelos convidados Daniel Trindade, gerente de TI da Riachuelo, e André Papa, Head de TI e CTO do Grupo Pão de Açúcar. Ambos falaram sobre a importância de usar a tecnologia para melhorar a experiência em lojas físicas. Trindade afirmou que, na Riachuelo, o objetivo é retirar o “atrito da jornada do cliente e tornar o relacionamento mais fluido”. No GPA, Papa falou sobre como a tecnologia faz uma convergência on/off para um público que normalmente não está online.
Segurança e habilidades essenciais
Nelson Brito, Especialista em Segurança IBM, e Felipe Prado, Especialista em Segurança Corporativa e Ethical Hacker, também participaram do evento e falaram da importância da segurança digital. “Se você perde a segurança do mercado, você perde tudo”, afirmaram. De acordo com eles, a segurança digital é um estilo de vida, e deve ser a base para que as pessoas tenham um ambiente adequado para compartilhar.
A dupla foi seguida por Chris Berlinck, Diretora de Recursos Humanos da IBM Brasil, e Gil Giardelli, Co Founder da 5ERA, que conversaram com Marcelo Tas sobre a Sociedade 5.0. Para eles, os profissionais que desejam se adaptar à era do digital precisam saber lidar com dados, independentemente de suas áreas de formação. E devem também cultivar habilidades comportamentais, as soft skills, para lidar com um mundo em transformação. De acordo com Chris Berlinck, será imprescindível a “habilidade de ser flexível, adaptável à mudança, saber se comunicar com o diferente, em ambientes diferentes”.
Novos projetos
“A tecnologia é uma onda que vai passar por cima da gente. Ou ela pega você, e você morre na praia, ou você vai surfar essa onda”. Foi assim que a jornalista Glenda Kozlowski descreveu a era digital, ao participar de uma conversa com Alexandre Dogakiuchi, Líder de marketing digital LA na IBM, e Luiz Eduardo Câmara, Gerente de Desenvolvimento de Negócios. Depois de mais de duas décadas na televisão, Glenda afirmou que está pronta para encarar a tecnologia não apenas como algo que presta um serviço, mas também como um meio no qual ela pode se inserir enquanto profissional de comunicação. “Já pensou se você pudesse falar com a Glenda na TV e ela respondesse?”, disse Eduardo Câmara, indicando possíveis rumos da parceria de Glenda com a IBM, sem dar maiores detalhes.
Durante o evento, o apresentador Marcelo Tas também falou sobre o Ch@nge Cast, o novo podcast da IBM, que trará episódios semanais sobre transformação digital. E concluiu o evento com uma convidada inusitada: a robô humanoide com computação cognitiva Pepper, que respondeu à perguntas e recebeu elogios por sua “ginga” na linguagem corporal.
Para conferir o evento na íntegra, acesse a página do Ch@nge Experience 2.