O governo federal informou, nesta quinta-feira (6), que entregou o memorando inicial para a entrada do Brasil na OCDE, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o documento traça um panorama de como o Brasil está em relação às exigências da OCDE para admitir novos participantes.
Para entrar na OCDE, um país precisa adequar a legislação, as políticas públicas e outras práticas aos padrões definidos pela entidade. Esses requisitos incluem medidas para 32 áreas.
Além da Economia, da Secretaria-Geral e da Casa Civil, o Ministério das Relações Exteriores e a Secretaria de Governo também participam das negociações para que o Brasil se torne membro efetivo da OCDE.
O país mantém relações próximas com a organização desde 1994. Em 1999 começou a participar de todas as reuniões ministeriais da entidade. E, em 2007, entrou na lista de parceiros-chaves do grupo. Em janeiro deste ano, os 38 países da OCDE formalizaram o Roteiro para a Adesão do Brasil.
Por Victor Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional – Brasília