De acordo com o levantamento Consumer Insights, divulgado nesta semana pela empresa de consultoria Kantar, as medidas de flexibilização do isolamento social ante a pandemia da Covid-19 e a concessão do auxílio emergencial pelo governo brasileiro exerceram grande influência sobre os índices de consumo no país durante o terceiro trimestre de 2020.
A pesquisa concluiu que dentro dos lares o consumo em valor de bens de consumo massivo caiu 3,8% em comparação ao trimestre anterior, mas ainda registrou um aumento de 12% na analogia com o mesmo período do ano passado, especialmente devido à injeção do auxílio emergencial concentrada nas classes C, D e E. O benefício foi utilizado principalmente, segundo o estudo da Kantar, para compras de alimentos e bebidas (63%), pagamento de serviços básicos (47%) e abastecimento de produtos de limpeza (38%).
Se o afrouxamento nas restrições de confinamento durante a pandemia contribuiu para a queda do consumo em casa na relação com os meses de abril, maio e junho, também foi responsável por estabilizar a tendência de queda do consumo fora do lar (+0,2%) entre julho e setembro, principalmente devido ao comportamento dos adultos entre 30 e 39 anos das classes A, B e C, que têm gastado até 7% mais nas refeições externas. Bares, restaurantes e lanchonetes viram crescimentos de 59%, 11% e 36%, respectivamente, em valores gastos no terceiro trimestre. O índice, porém, segue negativo na comparação com 2019 (-17%).
Diante do impacto nos preços durante o período, o levantamento ainda listou os produtos que aumentaram sua penetração no consumo doméstico, entre eles o pão industrializado (+11,8 p.p.), creme de leite (+8,7 p.p.) e linguiças (+8,3 p.p.). Registraram queda itens como bolo pronto (-4 p.p.), caldos (-3,8 p.p.) e salgadinhos (-2,8 p.p.).
Por sua vez, a cesta de limpeza cresceu 4% em unidades no trimestre, com destaque para as embalagens maiores e econômicas de água sanitária, desinfetante e cloro; já a cesta de higiene e beleza caiu 3,7%, mas segmentos como cremes para pele, tintura para cabelo e maquiagens voltaram a ser consumidos em meio ao retorno gradual das atividades de rotina externas.