Nesta quarta-feira (16), alguns dos jornais de maior circulação nos EUA, como “The New York Times” e “The Washington Post”, estamparam em suas páginas um anúncio pago do Facebook em que a empresa de Mark Zuckerberg critica a Apple por uma polêmica alteração nas funções de privacidade do sistema operacional iOS.
É que a versão iOS 14 será incrementada com regras antirrastreio, só permitindo que os aplicativos coletem informações sobre as atividades de seus usuários com o aval destes.
Segundo a companhia de rede social, a atualização, que deverá vigorar a partir do início de 2021, prejudicará especialmente os negócios das pequenas e médias empresas, limitando sua capacidade de veicular publicidade personalizada com base nos dados de navegação e, assim, alcançar seus consumidores em plataformas como o Facebook.
“Ainda que limitar a maneira como anúncios personalizados podem ser usados afete companhias maiores como nós, essas alterações podem ser devastadoras para as pequenas empresas, aumentando os muitos desafios que enfrentam no momento”, diz o anúncio do Facebook, chamando atenção para os possíveis efeitos das novas regras no atual cenário econômico: “44% das pequenas e médias empresas começaram ou aumentaram seu uso de anúncios personalizados nas redes sociais durante a pandemia, de acordo com um novo estudo da Deloitte. Sem eles, dados do Facebook mostram que o anunciante de pequenos negócios pode ver uma queda de mais de 60% em suas vendas para cada dólar gasto”.
A empresa alega ainda que, com sua nova política, a Apple contribuirá para tornar a internet mais cara, uma vez que muitos serviços da rede são gratuitos por causa da publicidade que exibem.