Atualmente o mundo vive um recesso financeiro e uma crise global devido a pandemia do novo coronavírus. É de conhecimento global que a crise trouxe consigo um profundo impacto econômico e financeiro para a sociedade de todo o mundo.
Com diversas empresas encerrando suas atividades, ocorre uma queda na circulação de renda e a forma de consumo é alterada.
Neste momento de dificuldade econômica que estamos atravessando, ter uma visão de empreendedorismo como alternativa para a obtenção de renda e até mesmo gerando oportunidade de trabalho para quem necessita, pode ser uma ótima estratégia para superar a crise.
Para trilhar o caminho do empreendedorismo é necessário ter seriedade, deve ser visto como uma mudança de atitude e comportamentos; é o momento de deixar de se ver como vítima e se tornar o dono da sua própria história.
É um período onde deve ser feito adaptações e criar novas alternativas e produtos que gerem impactos positivos na sociedade e em seu público-alvo.
Para empreender em tempos de isolamento social e COVID-19, é necessário atentar-se ao relacionamento e comunicação com o cliente. Quando não conhecemos nosso público alvo se faz necessário estabelecer uma relação de fidelidade e confiança com o cliente, dessa forma o seu negócio se mantém sólido e saudável o suficiente para seguir em frente, mesmo em meio às adversidades.
Em parceria com a Avatrade Mobile apresentamos alguns modelos empreendimentos que nasceram durante a pandemia pelo coronavírus.
FREELAS
Concebida em junho de 2020, é uma plataforma digital que estimula o crescimento e o empreendedorismo feminino, conectando-as ao mercado de trabalho. São promovidos diversos debates como autonomia financeira, liderança feminina.
SeniorOnline
É uma plataforma para consultas de casas e anúncios de repouso, que foi lançada por meio de uma videoconferência no mês de março. Possibilita que o idoso ou família que esteja interessada filtre a sua procura pelo valor, localização e nome da instituição. A plataforma ainda dispõe de um blog com informativos sobre casa de repouso e a terceira idade.
Burger do Jão
Com o contrato de trabalho suspenso e com apenas R$ 200 no banco, João Ferreira investiu em ingredientes para hambúrgueres. A princípio os lanches fabricados em casa eram vendidos para vizinhos até que ficou famoso e ganhou um novo espaço para atender a crescente demanda.
Person@all
Após o fechamento da academia Personal com uma história de 20 anos, foi lançada a microfranquia Person@all, que é voltada para aulas on-line e educadores físicos.
Miscelância
Rachel Leão percebeu os novos hábitos e comportamentos gerados pelo isolamento social, após ficar sem trabalho de repente, a partir disso e tendo experiência no cuidado das plantas, surgiu a Miscelância. Que consiste na comercialização de plantas de pequeno porte, consultoria e também conta com delivery de plantas.
Para um empreendimento se manter competitivo e se consolidar no mercado, ele precisa ser útil para seus sócios ou dono, aos seus clientes e toda a equipe envolvida no processo de atendimento, fabricação e fornecimento de produtos. É necessário dedicar um tempo ao planejamento e se acostuma a tomar decisões de forma independente.