Difamação no trabalho é quando uma pessoa sofre (ou realiza) uma conduta ofensiva à reputação de outra. Além de prejudicial à imagem da empresa, de acordo com a Constituição Federal, “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrentes de sua violação”. Ou seja, a difamação não só afeta o clima organizacional, como também é crime!
A seguir, esclareço quais os diversos tipos de difamação no trabalho e o que é preciso fazer para evitá-los.
Boatos
Os boatos são notícias e novidades cuja fonte não é conhecida, mas são propagadas rapidamente no ambiente de trabalho. São rumores que correm publicamente sem que a sua veracidade seja confirmada. Isso causa problemas de comunicação, dificuldade nos relacionamentos dos colegas e falta de profissionalismo e ética.
Assédio moral
O assédio moral acontece quando há a exposição de colaboradores ou gestores a uma situação humilhante e constrangedora. Considera-se uma forma de violência psicológica e um tratamento discriminatório. Essa humilhação repetitiva interfere diretamente na vida do colaborador e prejudica as suas relações sociais. Além disso, pode causar diversos danos à sua saúde física e mental, comprometendo suas condições no trabalho.
Fofoca
As fofocas são falas maldosas, afirmações baseadas em dados irreais e que não são concretos. O popular “disse que me disse” que prejudica de alguma maneira a vida de alguém. Ela acontece quando uma pessoa espalha uma informação (sendo verdade ou mentira) sobre a vida de outra, sem o seu consentimento. Os rumores sobre a vida das pessoas causam uma série de problemas para a empresa, como: baixa produtividade; clima organizacional pesado; queda na lucratividade; e ainda prejudica a saúde dos colaboradores.
Como evitar a difamação no trabalho
Melhore o clima organizacional
Recomendo a aplicação de pesquisas de satisfação para avaliar o clima organizacional da empresa. É sempre importante identificar os pensamentos dos colaboradores para criar um planejamento de comunicação interna baseado em dados reais do negócio. Assim, crie programas para melhorar o clima e fortalecer os relacionamentos, tais como: aumento de bônus; eventos internos; confraternizações; gamificação; palestras motivacionais etc.
Incentive a comunicação
A comunicação é uma das principais chaves para evitar a difamação no trabalho. Por isso, é importante ter bons canais de comunicação e fazer reuniões periódicas com o time. Os gestores devem incentivar o respeito, a ética, a transparência e dar sempre o exemplo. É preciso mostrar, na prática, que a empresa respeita todas as pessoas e não discrimina ninguém.
Crie políticas claras
É fundamental ter políticas claras sobre o comportamento ideal dentro da empresa. Elas ajudam a nortear as atitudes internas e são uma forma de conduzir (e até mesmo punir) quem não se adequar às normas. Assim, é essencial ter um bom código de ética e aplicar testes de integridade para promover uma gestão segura e de acordo com as políticas da organização.
* Renato Santos é especialista em compliance e sócio da S2 Consultoria, empresa especializada em prevenir e tratar atos de fraude e assédio nas organizações.