A capacitação contínua dos colaboradores já deveria ser uma preocupação de todas as empresas. Afinal, as pessoas são o ativo mais importante de um negócio e precisam ser capazes de se adaptar a uma realidade dinâmica. Para os empreendimentos que já entenderam a relevância desse investimento, os cursos in company surgem como uma alternativa atraente.
Essas realizações trazem vantagens para o estabelecimento, para as lideranças e para os colaboradores. Capazes de gerar resultados que se propagam em médio e longo prazo, oferecem uma abordagem personalizada e de valor. Se forem bem executados, conduzem o negócio à inovação.
Mas como isso é possível? Veja como o papel desses cursos no processo e como uma escolha de Design Thinking pode ajudar!
O que são os cursos in company?
Para começar, precisamos entender que essas capacitações são uma modalidade cada vez mais conhecida no mercado. Nessa alternativa, as escolas é que se deslocam até as empresas. Os instrutores utilizam o próprio espaço corporativo para apresentar conceitos, executar práticas e elaborar atividades.
Em vez de os profissionais terem que ir até a sede da escola, o movimento é o contrário. Nesse estilo, o processo de ensino-aprendizagem é feito, sob medida, para as necessidades do negócio.
Quais as vantagens dessa modalidade?
Os cursos in company oferecem muitas vantagens para a empresa, desde que sejam escolhidos de acordo com as exigências. Ao contar com instrutores capacitados, o ganho de conhecimento é o primeiro resultado. Mas é possível ir além. Vamos descobrir o que acontece diante dessa decisão.
Contextualização para os problemas da empresa
Como tudo ocorre de maneira personalizada, o curso in company aborda as barreiras do empreendimento de forma completa e direcionada. Por estar no ambiente do negócio, há uma contextualização dentro dos problemas corporativos. Isso catalisa a inovação e leva à conquista de soluções.
Maior engajamento dos profissionais
Outra vantagem é que os cursos in company, normalmente, garantem mais engajamento por parte dos profissionais. Com a realização dentro da empresa, as pessoas não têm dificuldades para aproveitar a experiência. E já que tudo é personalizado, a mensagem chega aos colaboradores do jeito certo. Com mais participação, há melhores resultados.
Praticidade ampliada
Direcionar uma equipe (ou várias delas) para um curso fora da empresa não é muito eficiente. É preciso lidar com o transporte, com as vagas disponíveis e com horários de jornada. Já com a realização interna, tudo acontece dentro do expediente e ambiente de trabalho. Há mais praticidade e foco no que realmente importa.
Integração entre diversos setores
Além de definir o que os cursos in company devem apresentar, o negócio também tem a chance de selecionar quem vai participar. Isso permite incluir profissionais importantes de diversos setores, o que favorece a sinergia corporativa.
Como eles geram inovação nas empresas?
Não podemos ignorar que esses cursos fomentam as descobertas e a inovação no trabalho. Com novos conhecimentos, ideias inéditas começam a surgir. Além disso, o ambiente criado pela realização faz a diferença. Quer ver? Descubra os fatores que levam às novas soluções.
Estímulo à proatividade e criatividade
Quando ocorrem cursos in company, as pessoas são desafiadas a sair da zona de conforto. Ao mesmo tempo, têm um ambiente seguro para criar, dar sugestões e aplicar o que foi aprendido. Com essa prática da proatividade e a consistência de atuação, o resultado vem na forma de novas propostas e ideias.
Fomento da colaboração
Como dissemos, é possível integrar vários setores e profissionais. Mais que propagar o conteúdo do curso, essa decisão ajuda a criar elos positivos. Com a colaboração leva a novos níveis, há a construção de soluções inovadoras, aplicáveis e sustentáveis em menos tempo.
Expansão da confiança do grupo
Além de tudo, a realização de cursos in company é determinante para criar uma atmosfera de empoderamento e confiança. Com os novos conhecimentos, os profissionais sentem que podem oferecer insights relevantes. É exatamente nesse cenário que a inovação encontra as condições perfeitas para se consolidar.
Curso de Design Thinking da Echos: como é?
Para aproveitar esses e muitos outros benefícios, é interessante selecionar bem entre os cursos in company disponíveis. É preciso buscar uma opção relevante para os problemas atuais e que seja realizado por quem realmente entende do assunto. Nessas condições, o curso de Design Thinking for Business da Echos se destaca.
Vamos começar pelo conceito. O Design Thinking é um modelo mental que busca desenvolver soluções para problemas reais. Em vez de pensar apenas do ponto de vista financeiro ou de tecnologia, ele utiliza um olhar humano.
Com essa abordagem, surgem novas ideias, propostas e colaborações longe da zona de conforto. Ao passar por todas as etapas, é possível construir uma saída por meio dessa prática de aprendizagem.
Com o objetivo de resolver um problema real da empresa, o workshop inclui as seguintes fases:
- Entendimento
- Observação
- Ponto de vista
- Ideação
- Prototipagem
- Teste
- Iteração
O caminho, entretanto, não precisa ser linear. São muitas as ligações nessa jornada, o que o torna um dos mais completos cursos in company para a inovação.
Para que os resultados possam ser alcançados, tudo se baseia em três pontos principais:
- empatia: ao assumir a perspectiva psicológica do outro como suma, é possível se colocar no lugar e ter uma visão realista e relevante;
- colaboração: por meio da cocriação de equipes multidisciplinares, há a consolidação do conhecimento e a propagação dos acertos;
- experimentação: inclui o teste das ideias, de modo a tirá-las do papel e testá-las antes da implementação.
Com esses pilares, o curso oferece vantagens para os participantes e para a empresa. Mais que desenvolver novas soluções, o estabelecimento e o time passam a ter ferramentas inéditas para contornar problemas e criar propostas de valor.
O melhor de tudo é que ele ainda pode ser complementado por outras alternativas. Afinal, a escola de Design Thinking Echos é feita por inovadores inquietos que buscam fomentar a inovação. Além de outros cursos personalizados, a escola oferece abordagens online e atividades presenciais em suas sedes. O aprendizado nunca acaba — e nem as oportunidades de chegar mais longe.
Graças à abordagem customizada e engajadora, os cursos in company podem fomentar e viabilizar a inovação nos empreendimentos.
E já que o apoio de uma boa instituição é importante, conheça as soluções em educação corporativa da Escola Design Thinking da Echos. Descubra como podemos ajudar ao entrar em contato!