Grandes empresas da internet, como Amazon, Facebook, YouTube, Twitter e WhatsApp, receberam na última segunda-feira (14) solicitações da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) para o envio de documentos que revelem informações sobre suas práticas de coleta de dados, publicidade e engajamento de usuários, além dos efeitos de suas atividades em crianças e adolescentes. A iniciativa tem respaldo em lei federal, que permite ao órgão realizar estudos que sejam úteis para a criação de novas leis no país.
“O estudo da comissão vai levantar o capô das empresas de redes sociais e streaming de vídeo para estudar cuidadosamente seus motores”, declarou a FTC, explicando que “quer entender como os modelos de negócios influenciam o que os americanos veem e ouvem, com quem falam e quais informações compartilham”.
“Nunca antes houve uma indústria capaz de vigiar e monetizar tanto de nossas vidas pessoais. Empresas de redes sociais e streaming de vídeo agora seguem usuários por todo lugar através de aplicativos em seus dispositivos móveis sempre presentes”, avaliaram membros da agência em comunicado. “Esse acesso constante permite que as companhias monitorem onde os usuários vão, as pessoas com quem interagem e o que estão fazendo. Mas com que objetivo?”, acrescentaram, revelando que a FTC busca investigar ainda se “estamos sendo sujeitos a experimentos de engenharia social”.
O grupo de empresas interpeladas, que inclui ainda ByteDance (do TikTok), Reddit, Discord e Snap, tem 45 dias para responder à requisição da FTC.