A crise do novo coronavírus impactou os hábitos dos brasileiros nas mais diversas frentes, inclusive no tabagismo. Em 2020, houve um aumento de 0,9 ponto percentual no número de fumantes maiores de 18 anos e, por consequência, o consumo do produto cresceu 12,3% na comparação com o ano anterior. Os dados integram o estudo Consumer Insights, produzido pela empresa de consultoria Kantar.
A pesquisa também indica que os consumidores estão mais abastecidos de cigarros, já que o volume por viagem ao ponto de venda cresceu 4,7% entre 2019 e 2020 – o que foi impulsionado pelos canais de abastecimento.
Na contramão de outros setores, as marcas low tiers de preço foram beneficiadas pela pandemia, com um aumento de 10 pontos percentuais no share de volume entre o primeiro trimestre de 2019 e o último de 2020. Isso se deve ao maior controle das fronteiras no ano passado, o que fez com que o contrabando perdesse 8,2 pontos percentuais no share de volume no mesmo período.
O levantamento avaliou 11.300 lares em todo o Brasil, que estatisticamente representam 58 milhões de lares.