Em apresentação virtual à imprensa nesta segunda-feira (13), a Ford anunciou que está estreando uma divisão de veículos comerciais no Brasil, a Ford Pro, para o lançamento nacional da nova geração das vans e furgões Transit.
A iniciativa, que marca o retorno do comercial leve ao mercado brasileiro desde sua saída de linha em 2014, tem como destaques a produção da Transit em uma nova fábrica regional, no Uruguai, mantida em parceria com a empresa Nordex, e a venda das unidades nas mesmas concessionárias dos carros de passeio da montadora, em um serviço que incluirá um ano de garantia, planos e operações de manutenção, atendimento 24 horas para clientes comerciais e integração com o aplicativo Ford Pass, que permite o monitoramento em tempo real das condições do veículo.
Além das mais de 100 concessionárias e equipes exclusivas para o segmento em vendas e pós-vendas, o ecossistema da divisão comercial também envolverá os cinco centros de distribuição da empresa no Brasil – em Barueri (SP), Cajamar (SP), Gravataí (RS), Porto Feliz (SP) e Salvador (BA) -, abastecidos com mais de 20 mil peças de reposição para a Transit.
Ainda neste ano, começará a ser vendida a unidade na versão para transporte de passageiros; a versão de carga deve chegar no próximo ano. Haverá ainda um modelo vidrado, que virá sem o interior configurado, voltado para serviços de personalização – a serem feitos pela própria Ford ou companhias parceiras.
Não foram adiantados detalhes técnicos sobre o novo veículo, mas os executivos da Ford anteciparam que planejam oferecer posteriormente também as versões eletrificadas da Transit, já disponíveis nos EUA e Europa.