Com a pandemia de covid-19, as redes varejistas do Brasil precisaram acelerar a digitalização de seus negócios. Analistas do setor deram até nome ao processo: “Efeito Amazon”. Com o confinamento, passamos a consumir muito mais online e, do dia para a noite, as empresas precisaram se adequar a essa nova realidade. E até então, de fato, praticamente todas as grandes redes do país, inclusive as nativas digitais, pareciam andar sem pressa. O Magazine Luiza era praticamente a única exceção, pois já vinha conduzindo há bastante tempo um grande projeto centrado na operação online, como explicamos aqui neste outro artigo. E não foi à toa que, quando veio a crise, o Magalu andou na contramão do mercado e cresceu a passos muito mais largos que seus pares. Um pouco atrás, veio a Via Varejo, que tem como carro-chefe as Casas Bahia. E, embora estivesse no time dos que precisaram correr atrás do prejuízo, precisamos reconhecer: fez o dever de casa muito bem.
Nesta sexta-feira (27), dia oficial da Black Friday, o termo mais pesquisado pelos brasileiros no Google é “Casas Bahia”, com mais de 1 milhão de buscas. A companhia investiu bastante em comunicação na TV, que sempre foi seu forte. Isso justifica em parte o alto volume de procura pelo seu site no buscador: as pessoas veem a propaganda no intervalo comercial e vão pesquisar na internet.
Tem o fato também de a empresa ter conseguido fixar muito bem o mote de sua campanha: “A maior Black Friday do Brasil”. Isso gerou reputação junto aos algoritmos, gerou menções nas redes sociais e, consequentemente, notícias com esta. O assunto gera assunto.
Uma fraqueza que gerou força
As Casas Bahia não conseguiram difundir seu aplicativo tão bem quanto o Magalu (aqui, mais um ponto para a concorrente, que trabalhou o ano todo a difusão de seu “super app” e hoje pode fazer ofertas diretas e personalizadas, que vão direto para a mão do consumidor). Mas, justamente por não poder contar tanto com o app, a rede da Via Varejo precisou explorar ainda mais a comunicação nos outros canais.
Cada um no seu quadrado
No duelo de titãs (Magalu x Casas Bahia), as adversárias preferiram não se enfrentar diretamente (pelo menos em seus Dias D). O grande dia de ofertas do Magalu aconteceu ontem (26), com um show ao vivo no Multishow (recheado de grandes artistas) e na internet, além de menções na Globo (dona do Multishow). Já as Casas Bahia direcionaram seu grande momento para esta sexta (27).
Outras buscas
Estão entre os termos mais buscados desta sexta também a Netshoes, o buscador de preços Zoom, Nike, Samsung, JBL, Brastemp, Gol, Vans, Xiaomi, Americanas.com e termos genéricos como TV, TV smart, celular e outros.