Muitas empresas já têm trabalhado desde o começo do mês suas ofertas ancoradas na Black Friday, tradicional data do varejo americano que há alguns anos também se estabeleceu no Brasil. Mas esta sexta-feira (27), a última de novembro, é o dia D. É quando são liberadas as principais ofertas e há o maior volume concentrado de demanda dos consumidores. E aí vem a questão de todos os anos: vai ter desconto mesmo ou será “black fraude” outra vez?
O mercado brasileiro já está bem mais maduro em relação à Black Friday. Consumidores estão mais atentos e empresas já sabem que manobras, além de não colarem, ainda oferecem o risco de uma crise. Mesmo assim, é fundamental que você fique de olho, para não transformar esse momento que, para muita gente, é a grande oportunidade do ano, em um pesadelo.
Não compre por impulso
O Brasil vive um momento de incertezas. O desemprego está em alta, as contas públicas no limite e a curva de casos de covid-19 voltando a crescer. A capacidade de endividamento das famílias está cada vez menor. Se você está à parte dessas estatísticas e tem dinheiro sobrando para gastar como bem entender, tudo bem. Mas se seu orçamento é daqueles controlados na ponta do lápis, vá com calma. E, independente de qualquer cenário, nunca, nunca mesmo, vá além dos seus limites para comprar algo só porque está barato, por maior que seja o desejo. Uma crise financeira pessoal neste momento é a última coisa que você deve gerar.
Pesquise
Por mais que as empresas estejam mais conscientes e os órgãos de fiscalizam sigam atentos, sempre tem quem banque o esperto. Aumentar o preço antes para “baixar” na Black Friday é o clássico e, infelizmente, continua acontecendo. Mas hoje você tem muitas ferramentas à disposição para conferir. Basta jogar no Google “comparador de preços”, que você vai encontrar diversas ferramentas que mostram o histórico de valores dos produtos ao longo dos últimos meses. Assim você saberá se o desconto oferecido é real ou é “a metade do dobro”. O Zoom e o Buscapé são os mais populares para isso.
Parcelamento não é desconto
Uma estratégia que vem se popularizando nas Black Fridays do Brasil é, em vez de oferecer descontos, dar mais prazo. E aí é importante ter atenção: mais tempo para pagar não é desconto. Pelo contrário, às vezes é aumento de preço, por causa dos juros.
De preferência, invista
Se você está precisando de um celular, um computador, uma TV nova e esperou o ano todo por uma boa oportunidade agora na Black Friday para comprar, vá em frente. Pode ser que esta seja mesmo sua melhor chance. Na Amazon, por exemplo, alguns produtos estão com descontos de até 70%. Agora se nenhum produto está na sua lista de necessidades, aproveite o momento para não gastar e, sim, investir. Pegue seu dinheiro e destine a algo que ofereça algum tipo de retorno futuro e, nesta Black Friday esteja em oferta. Alguns exemplos:
– Está pensando em abrir um pequeno negócio online? Você vai precisar contratar alguns serviços para operar (loja virtual, CRM, gerenciador de redes sociais etc.). Aproveite para procurar oportunidades nesta Black Friday;
– Quer se desenvolver na carreira? Invista em educação. Procure um curso ou plataforma de desenvolvimento profissional alinhada aos seus interesses e objetivos.