O Comitê de Antifraude da Câmara Brasileira da Economia Digital acaba de lançar a Cartilha de Segurança para o Consumidor Digital, que descreve novos golpes da internet, traz dicas para se proteger e dá orientações sobre o que precisa ser feito caso o consumidor tenha sido vítima de uma fraude online.
“O distanciamento social provocado pela pandemia contribuiu para o aumento da quantidade de compras e transações financeiras realizadas pela internet e para o crescimento de mais de 100% do faturamento do e-commerce, comparando o primeiro semestre de 2021 com o mesmo período de 2019”, diz Gerson Rolim, consultor do Comitê de Antifraude. Ele comenta que os bandidos também aproveitaram a oportunidade para criar novos golpes, como o do perfil falso do WhatsApp, e repaginar alguns antigos, como o da falsa central telefônica.
Com mais de 100 milhões de usuários no país, o WhatsApp é o alvo principal dos golpistas. A cartilha mostra como o aplicativo de mensagens está sendo usado para extorquir dinheiro dos contatos das vítimas, usando as facilidades dos meios de pagamento instantâneo, como Pix e WhatsApp Pay.
A cartilha também aborda novos golpes envolvendo roubo de celulares, sequestro de contas e falsas centrais de atendimento e vagas de emprego.
Além de dicas básicas de segurança, o documento apresenta sites úteis que podem ajudar o consumidor a identificar se seus dados pessoais vazaram e estão sendo utilizados pelos bandidos para a aplicação de outros golpes.
“Durante a pandemia, 6 em cada 10 usuários de internet sofreram alguma fraude financeira no Brasil”, destaca Rolim, citando dados de pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas realizada em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “Foram cerca de 16,7 milhões de brasileiros prejudicados por golpes virtuais”.
Segundo Rolim, os golpes atingiram consumidores de todas as classes sociais, idades, gênero e nível de escolaridade, e mostraram uma capacidade de adaptação dos fraudadores jamais vista: “Com a aproximação da estação de compras – Black Friday e Natal -, a tendência é que o número de golpes aumente. Por isso as orientações da cartilha são fundamentais”.
“Além dos investimentos em segurança feitos pelas companhias, é cada vez mais essencial atuarmos na educação digital dos usuários, uma vez que muitos dos golpes ocorrem por engenharia social, ou seja, quando os golpistas se utilizam de técnicas para enganar o usuário e conseguir as informações que precisam. Assim como adotamos atitudes seguras ao nos locomovermos nas ruas, devemos estar atentos também no ambiente virtual para termos uma melhor e mais segura experiência na internet”, explica Beatriz Soares, diretora de Produto e Operações da OLX e coordenador do Comitê de Antifraude da câmara-e.net.
A Cartilha de Segurança para o Consumidor Digital está disponível para download no site camara-e.net.