Contratar criadores de conteúdo se tornou uma estratégia bastante comum para as marcas que buscam interagir de forma autêntica com seu público, já que os influenciadores digitais podem gerar uma maior identificação com o consumidor final. Porém, muitas empresas não estão sabendo planejar suas campanhas com creators de forma assertiva, o que pode ocasionar a falta de interesse do público pelo conteúdo produzido e pela aquisição do produto ou serviço ofertado pela companhia.
Um dos principais pontos para campanhas de sucesso começa na escolha do influenciador que melhor combina com a marca em questão. Para isso, usar dados é o melhor caminho para ajudar nessa decisão, já que com um levantamento seguro é possível entender quais perfis têm mais relação com a empresa contratante e podem produzir conteúdos que realmente engajarão com o público de interesse.
Pensando nisso, a martech Winnin realizou uma análise das publis com creators que mais engajaram em 2021 e quais insights podem ser tirados dessas campanhas. Confira as dicas:
1) Abrace um nicho e a rotina de seus embaixadores
A Brahma construiu uma relação sólida com o mundo sertanejo, abraçando uma comunidade fiel de cervejeiros. A parceria da marca com cantores como Zé Neto, da dupla com Cristiano, foi muito além de publiposts, já que muitos desses creators se tornaram embaixadores da Brahma e compartilharam vídeos divertidos de como o produto está realmente presente em suas vidas.
2) Vá além do calendário cultural tradicional e busque conexões reais com os creators
As marcas não precisam criar campanhas baseadas apenas no calendário tradicional, já que programas de TV e memes abrem oportunidades de ouvir e atender aos interesses da audiência. A parceria entre o ex-BBB e influenciador Gil do Vigor e a empresa Vigor surgiu dos comentários do público sobre os nomes em comum entre o creator e a marca.
3) Permita que o creator explore seu produto através do formato que ele domina
Mais do que ninguém, os criadores de conteúdo sabem quais os formatos que mais funcionam para a sua audiência. Quando a campanha está de acordo com o conteúdo feito por esse influenciador, as chances de o público engajar são muito mais altas. Para divulgar o filme “Venom”, por exemplo, Letícia Gomes e a Sony Pictures apostaram nas transformações da maquiadora e o resultado foi extremamente positivo.
4) Use novos formatos para abraçar histórias antigas
Explorando o universo da nostalgia, aliado ao sucesso das coreografias e paródias de funk, a Netflix convidou duas melhores amigas muito populares na internet, Sasha Meneghel e Bruna Marquenize, para uma campanha de lançamento da série “Fate: A Saga Winx”. Este é um grande exemplo de como casar um produto com a história dos criadores.
As métricas utilizadas pela Winnin são provenientes de dados do Brasil no Facebook, YouTube e Instagram. O levantamento foi criado a partir de análise de dados feita pela inteligência artificial da startup, que avaliou o ecossistema de consumo da população sobre os conteúdos de relacionamentos e mapeou quais são os temas e creators que estão dominando o cenário. O intuito, segundo a Winnin, “é mostrar que não faltam oportunidades para marcas se assumirem como criadoras de conteúdo e turbinar seu alcance e performance online, principalmente nas datas comemorativas do calendário cultural”.