O banco de investimentos UBS BB divulgou uma análise comparativa entre o Banco Inter (BIDI11) e o Nubank (NUBR33), dois dos principais bancos digitais do Brasil, na última semana. O foco dos analistas era a capacidade de engajar clientes.
Apesar de ambos os bancos digitais terem ampliado a base de clientes no primeiro trimestre de 2022 (Nubank alcançou 60 milhões e o Inter, 19 milhões), na consideração de número de clientes ativos, em conjunto com a taxa de ativação das empresas, o UBS BB aponta que aproximadamente 75% dos novos clientes adotados pelo roxinho são engajados pelo banco – taxa que foi ao recorde de 90% em 2021. Para o Banco Inter, o valor ronda os 50% desde 2017.
Entretanto, os analistas destacaram também que é necessário entender qual tipo de engajamento está sendo mais eficiente e mais barato. Adicionando esse quesito na comparação, foi estimado que, para cada US$ 1 gasto na aquisição, o Nubank foi capaz de engajar quase o dobro de clientes do que o Inter desde 2020.
O UBS BB ainda ressalta que os dois bancos têm grande parte de sua receita vinda de operações de crédito: 60% para o Nubank e 50% para o Banco Inter. Há maior risco de inadimplência para o roxinho. Mas o UBS BB considerou que o índice de inadimplência de 90 dias do Nubank é comparativamente baixo e, portanto, as duas fintechs estão em patamar semelhante.
Por Eduardo Vargas
Conteúdo publicado originalmente no SUNO Notícias.