Iniciada nesta terça-feira (6), a nova rodada de pagamentos do auxílio emergencial, benefício governamental concedido a brasileiros em situação economicamente vulnerável em meio à crise da Covid-19, já tem sido tema de reclamações por parte de usuários cadastrados no aplicativo Caixa Tem, utilizado para a transferência desses recursos aos beneficiários.
Muitos deles se queixam de que suas inscrições para a renovação do auxílio neste ano ainda seguem “em processamento”, apesar de, apenas ontem, mais de 2,4 milhões de pessoas já terem recebido a primeira das quatro novas parcelas do benefício – especificamente, trabalhadores nascidos em janeiro, primeiro grupo contemplado pelo calendário de pagamentos.
Também há preocupação com a demora porque o prazo para a contestação de uma inscrição negada vai até a próxima segunda-feira (12).
O Ministério da Cidadania informou ao portal G1 que o status relatado indica que a solicitação de renovação do auxílio “está passando por uma nova avaliação, realizada a partir das informações mais recentes disponíveis nas bases de dados governamentais”. “O beneficiário receberá o recurso após a conclusão desse processo. É importante lembrar que o cumprimento das regras de recebimento será verificado mensalmente”, destacou a pasta, segundo o portal Metrópoles.
Vale lembrar que, além da redução nos valores das parcelas (que variam entre R$ 150 e R$ 375), os critérios de elegibilidade para a continuidade do recebimento do auxílio em 2021 foram alterados em relação ao ano passado, quando foi lançado o programa assistencial. Dessa vez, por exemplo, só será contemplado um beneficiário por família, com renda de até meio salário mínimo per capita ou três salários mínimos para todo o ambiente familiar.