Se você deseja desenvolver com sucesso seu próprio negócio, as redes sociais serão muito úteis para você. As modernas redes sociais para negócios são plataformas de publicidade, branding, promoção e comunicação com o público. Utilizando-as corretamente, você poderá melhorar o desempenho do seu negócio. 3,2 bilhões de usuários ativos é um indicador impressionante que não pode ser ignorado. Portanto, vamos refletir um pouco sobre como desenvolver um negócio através das redes sociais.
Por que as pequenas empresas precisam ter uma página nas mídias sociais?
Por que ter o negócio nas redes sociais? O uso das redes sociais por uma pequena empresa é uma oportunidade para alcançar facilmente seu público-alvo e estabelecer uma forte conexão com ele. Graças a isso, você poderá criar uma marca que inspire confiança. Isso fornecerá a base para o desenvolvimento futuro da empresa.
A promoção nas mídias sociais agora é um dos métodos mais eficazes para alcançar um retorno do investimento (ROI). O fato é que a manutenção e a publicidade da página são relativamente mais baratas que a promoção offline clássica. Além disso, o resultado aparece mais rapidamente do que quando se faz a otimização para mecanismos de pesquisas do site da empresa. Isso é importante para as empresas com um orçamento pequeno, que precisam ter um retorno rápido.
Os benefícios das redes sociais para promover pequenas empresas
A plataforma que milhões de usuários visitam todos os dias é uma oportunidade para encontrar um público, aumentar as vendas e criar uma marca. Usando a mídia social, você poderá levar uma empresa a um novo patamar e ocupar um nicho de mercado mais significativo.
Usando as redes sociais para promover seus negócios, você poderá ter:
• alto tráfego diário;
• uma variedade de segmentos do seu público-alvo;
• a seleção dos clientes mais adequados, de acordo com dezenas de critérios;
• mecanismos convenientes para promoção orgânica e paga;
• investimentos financeiros muito favoráveis para promover sua marca;
• a capacidade de formar o seu próprio público fiel;
• a capacidade de promover quase todos os tipos de negócios;
• comunicação direta com o público.
Como usar as redes sociais para o desenvolvimento do negócio?
A principal vantagem das mídias sociais para as pequenas empresas é a curta distância entre você e os consumidores. Então, como tirar proveito das redes sociais considerando as vantagens acima?
1. Suporte técnico ao cliente. Muitas marcas transferiram as funções de comunicação e ajudam os consumidores através das mídias sociais. É mais rápido, mais eficiente e mais barato.
2. Vendas online. Muitas redes sociais fornecem ferramentas completas para a venda de bens e serviços. Para algumas pequenas empresas, isso é suficiente para deixar de lado a custosa criação e manutenção de uma loja online.
3. Branding. A tendência atual do marketing é promover não o produto, mas as emoções que ele pode evocar. Aqui está uma resposta para a pergunta de por que as redes sociais são necessárias para uma empresa: formar uma imagem de uma empresa ou produto que atraia um público.
5 etapas para promover seu negócio nas redes sociais
Vamos descobrir como promover um negócio nas redes sociais usando as seguintes dicas universais. Cada site tem suas próprias características, mas mesmo assim as nossas recomendações ainda serão relevantes.
1. Crie uma conta comercial
Primeiro, você precisa se cadastrar como um usuário normal no Facebook, Instagram ou Linkedin e depois trocar para uma conta comercial. A página comercial possui ferramentas exclusivas para publicidade, rastreamento de estatísticas e outras interações necessárias às marcas. No Twitter, basta registrar uma conta em nome da marca.
2. Determinando o público-alvo
Se você realizou uma pesquisa de marketing preliminar, pode usar os dados que já estão a sua disposição. Caso contrário, você deve usar serviços para selecionar um público nas redes sociais que corresponda ao retrato do seu consumidor. Por exemplo, Octoparse ou Dexi.io.
3. Design da conta
Como promover um negócio nas redes sociais? Para começar, crie uma página atraente e exclusiva. As características padrão para isso são fotos de perfil, capa (para Facebook, Twitter, Linkedin), descrição da página e branding de conteúdo visual.
Crie todas as imagens nos tamanhos recomendados pela plataforma social escolhida:
Rede social |
Tamanho da Foto de Perfil, pix. |
Tamanho da Capa, pix. |
|
170х170 (versão desktop) 128х128 (versão móvel) |
820х312 (versão desktop) 840х360 (versão móvel) |
|
180х180 |
– |
|
200х200 |
1500х500 |
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300х300 |
1536х768 |
É melhor colocar um logotipo ou um retrato no centro da imagem do perfil. Faça da imagem de capa um complemento – por exemplo, insira o slogan da empresa.
Se você ainda não tem um logotipo, pode comprar de um designer. Se o orçamento for limitado e você ainda não se permitir pagar pelos serviços de um especialista, poderá criar um logo usando o serviço do Logaster. A propósito, lá você poderá baixar o logo finalizado em um tamanho adequado para cada rede social. Além disso, você pode fazer o download do logotipo em um plano de fundo transparente para usá-lo como marca d’água no conteúdo da sua marca.
4. Preparação do plano de conteúdo
O conteúdo que você irá inserir em seu perfil afetará seu público e suas ações. Portanto, concentre-se nos seguintes critérios:
• singularidade. Crie seu próprio conteúdo e não copie as ideias de outras pessoas;
• alta qualidade. Lembre-se: você precisa criar uma atmosfera especial;
• alternação. Publique tipos de conteúdo moderadamente diferentes: postagens, infográficos, imagens e vídeos, notas de relações públicas, mensagens divertidas e bem-humoradas e textos informativos;
• interatividade. Convide seu público a deixar comentários, participar de pesquisas, compartilhar fotos, etc.;
• concursos ajudam a expandir o público e torná-lo mais fiel;
• stories pessoais Informações que somente você pode compartilhar: como você criou o produto, quem trabalha nele, casos curiosos e motivadores de seus dias de trabalho. Eles aumentam significativamente a confiança dos clientes.
Determine a frequência das publicações e seus assuntos. Você pode usar os serviços como o Content Idea Generator da Portent ou o Hubspot Blog Topic Generator para selecionar assuntos. Agora crie um calendário em um serviço conveniente e anote as datas e horários das postagens e o assunto das postagens. Você pode preparar o conteúdo para as diversas publicações com antecedência.
5. Atrair e reter inscritos
Após três meses de manutenção ativa de um perfil comercial, você pode iniciar uma campanha publicitária. Os métodos são:
1. As ferramentas de publicidade das mídias sociais. Elas permitem que você personalize a exibição de anúncios para o seu público.
2. Recomendações de blogueiros populares e outras pessoas influentes. Elas atrairão pessoas leais à opinião de uma pessoa pública em sua página.
3. Medidas adicionais (competições, inscrições em contas (muitas pessoas se inscrevem de volta como resposta).
Qual rede social escolher para o seu negócio
A melhor rede social é um conceito individual. A decisão depende do tipo de atividade e das preferências do seu público-alvo. Sem dúvida, não vale a pena promover os serviços de um palhaço de aniversário através do LinkedIn. Portanto, formulamos as seguintes recomendações:
1. O Facebook é uma rede social universal para negócios, principalmente devido ao seu amplo alcance de público. A promoção de projetos nos nichos das áreas de jogos, automotivo, farmacêutico, educacional, financeiro, esportes, restaurante e telecomunicações é especialmente bem-sucedida aqui.
2. O Instagram é uma plataforma adequada para promover produtos e serviços criativos. Aqui páginas de restaurantes, estúdios de arte, fotógrafos, salões de beleza e artistas estão obtendo sucesso. Se o seu produto é estético, brilhante e visualmente atraente, você precisa promovê-lo no Instagram. Isso se aplica a tudo: de bolos a móveis.
3. O Twitter é uma rede social com um modo ativo de comunicação e rápida disseminação de informações. Pode ser usada como uma ferramenta conveniente de suporte técnico universal, bem como, para publicar notícias curtas e importantes sobre a empresa.
4. O Linkedin é uma rede social criada para criar contatos comerciais e procurar especialistas, portanto, você precisa usá-lo para promover produtos e serviços específicos. Eles são direcionados principalmente para o mercado B2B.
Conclusão
As redes sociais ajudam as pequenas empresas a desenvolver com sucesso e permanecer em seu nicho. Com um investimento mínimo, elas oferecem público-alvo, oportunidades de branding e publicidade, comunicação com os inscritos, capacidade de coletar feedback e melhorar o produto. Use esses sites corretamente e você obterá um aumento significativo no desempenho dos negócios e no reconhecimento dele.