Em meio à gestão de uma empresa, um dos processos mais importantes e que não pode ser desconsiderado é o planejamento estratégico, que é o responsável por alocar os recursos da organização em determinado período de tempo. A execução de um planejamento estratégico envolve definição de metas, descrição de ações, previsão de custos e receita e, principalmente, formulação de estratégias. Diante disso, há dez motivos para adotar um planejamento estratégico na companhia:
01- Definir objetivos e metas
Nenhum empreendedor consegue fazer sua empresa crescer se ele não tiver objetivos e metas bem definidos. Com um planejamento estratégico, essa é uma etapa obrigatória, ou seja, as organizações repensam suas necessidades para definirem seus objetivos e metas.
02- Determinar missão, visão e valores
Em conjunto com a definição de objetivos e metas está a determinação da missão, da visão e dos valores da empresa. No geral, é função de um bom planejamento estratégico auxiliar gestores a se questionarem em que momento a empresa se situa, aonde ela quer chegar, como ela quer chegar e em quanto tempo ela quer alcançar tudo o que determinou.
03- Determinar estratégias
Tendo definido os objetivos, as metas, a missão, a visão e os valores da organização, é possível determinar as estratégias para alcançar tudo o que foi determinado. Com o planejamento estratégico, isso é realizado a fim de nortear o gestor em relação ao que ele precisa fazer, quais tarefas deve delegar a sua equipe e em quanto tempo precisam entregar os resultados esperados.
04- Estabelecer plano tático de ações
No entanto, sem um plano de ações, as estratégias não são colocadas em prática. Com isso, o planejamento estratégico é responsável, também, pela criação de um plano de ações, ou seja, um plano tático que coloque em práticas todas as estratégias necessárias para alcançar os resultados esperados no tempo determinado.
05- Economizar tempo e esforço
Como o planejamento estratégico define, exatamente, tudo o que a empresa quer conquistar, assim como as estratégias que possibilitarão o alcance dos resultados, a tomada de decisões se torna rápida e facilitada, já que os objetivos a serem obtidos já foram determinados. Com isso, os gestores economizam tempo e esforço, ganhando, consequentemente, uma maior produtividade em suas tarefas.
06- Analisar a concorrência
Analisar a concorrência é outro ponto fundamental de um planejamento estratégico. Essa análise permite que a empresa conheça seus concorrentes diretos, indiretos e saiba como eles estão atuando no mercado, assim como para qual segmentação de público. Diante disso, os gestores conseguem aproveitar oportunidades que seus concorrentes talvez não estejam.
07- Analisar forças e fraquezas
Ainda, analisar forças e fraquezas é mais um fator essencial presente em um planejamento estratégico. Por meio dessa avaliação, os gestores conseguem entender quais os pontos fortes e fracos da organização e trabalhar para otimizar as forças e reduzir ou eliminar as fraquezas.
08- Analisar oportunidades e ameaças
Alinhada à análise de forças e fraquezas, tem-se a análise de oportunidades e ameaças. Nessa avaliação, os gestores identificam quais oportunidades existem, tanto em ambiente interno quanto externo, e as ameaças, ou seja, como a concorrência tem agido de forma a impactar negativamente os resultados da empresa. A partir da definição de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, os gestores conseguem realizar a análise SWOT, método amplamente utilizado para avaliar os quatro fatores em conjunto e entregar novas estratégias de ação para a companhia.
09- Gerar motivação e cooperação
Por inserir o cumprimento de metas, o planejamento estratégico acaba gerando um sentimento de motivação e cooperação entre os colaboradores. Além disso, pelo fato de o planejamento estratégico ser claro e objetivo, a equipe sabe exatamente o que precisa fazer para alcançar os resultados esperados, o que acaba gerando, também, um sentimento de pertencimento.
10- Focar no resultado estabelecido
Por fim, o planejamento estratégico, após a definição de objetivos, metas, missão, visão, valores, estratégias, plano de ação, entre outros, entrega ao gestor a possibilidade de ele focar nos resultados, ou seja, com tudo bem determinado, a empresa consegue avaliar os resultados obtidos e trabalhar para corrigir o rumo de algum processo que não esteja entregando uma boa performance. Além disso, é a organização consegue redirecionar algumas operações, caso os gestores identifiquem que o desempenho da companhia será melhor de outra forma.
Denis Gonçalvesé CEO e Fundador da Next SI – companhia especialista em suporte a gestão empresarial e desenvolvimento de tecnologia