No ano em que completa 60 anos de história, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) conquista uma marca memorável. O filme “Turma da Mônica – Laços” ultrapassou a marca de 2 milhões de espectadores e tornou-se o filme brasileiro mais visto de 2019. Dirigido por Daniel Rezende (“Bingo: O Rei das Manhãs”), a produção é o primeiro live-action da Turma da Mônica, baseada na premiada graphic novel homônima assinada pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi.
Há pouco mais de um mês de sua estreia, o filme segue em cartaz em mais de 300 salas de cinema do país, mesmo com a concorrência de gigantes como “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”, “Rei Leão” e “Toy Story 4”. E o que explica esse sucesso? Para Mônica Sousa, diretora-executiva da MSP, um dos motivos vem da relação construída com o público. “Nossos personagens estão na vida das pessoas há anos. As pessoas têm uma relação especial com a turminha e vê-los em carne e osso, com certeza, sempre foi uma curiosidade e um sonho de todos. Além disso, claro, da qualidade e do trabalho realizado por toda a equipe”, explicou Mônica em entrevista ao Administradores.
Negócios que atravessam gerações
Acompanhar os debates sociais, as mudanças na comunicação e se adaptar a novas realidades são fatores cruciais para a continuidade do negócio ao longo das gerações. “Em todos esses anos de trajetória, nós trabalhamos para acompanhar as mudanças do nosso público e levar as nossas histórias até eles, em todos os lugares. Seguimos atentos ao que está acontecendo no mundo, às mudanças de comportamento das pessoas, para manter nossos personagens vivos e presentes onde as pessoas estão”, destaca Mônica.
Para ser adaptada para o cinema, a graphic novel, lançada em 2013, precisou de algumas modificações. Os pais da turminha ganharam mais visibilidade, tornando-se mais presentes no cotidiano das crianças, e Cebolinha parou de se referir a Mônica como “golducha”. O enredo preocupa-se em dialogar não apenas com o público mais jovem, como também com os mais velhos que cultivam memórias afetivas com a turminha.
“A Turma da Mônica fez parte da infância de milhões de brasileiros, contribuindo até mesmo na alfabetização informal de muitos deles. É normal que as lembranças da infância ganhem espaço ainda hoje, incentivando que os pais passem as histórias aos seus filhos”, afirma a diretora-executiva da MSP. Não poderia deixar de ser destacada a solidez do patrimônio cultural e econômico construído pelo desenhista Maurício de Sousa, que fala mais sobre sua trajetória em entrevista ao Café com ADM.
Novidades da Mauricio de Sousa Produções
Atualmente, a MSP é a maior empresa de entretenimento do Brasil. Só nos quadrinhos, são produzidas mais de 1.200 páginas de historinhas por mês e, segundo a empresa, cerca de 150 empresas licenciam os personagens da Turma da Mônica para mais de 3.500 itens. O live-action não é a única inovação para os 60 anos da marca, que, desde janeiro, lança novidades e anuncia novas empreitadas.
Uma delas foi a apresentação de Milena, a primeira personagem negra e de cabelos cacheados a se tornar uma das protagonistas da Turma da Mônica. No mercado internacional, houve o lançamento da Turma da Mônica Jovem (“Monica Adventures”) nos Estados Unidos e Canadá e a abertura da nova subsidiária no Japão — a Mauricio de Sousa Productions Japan.
Outros lançamentos previstos ainda para 2019 são o espetáculo circense-musical “Circo Turma da Mônica – Brasilis”, o novo selo de mangá “Geração 12”, a coleção Monteiro Lobato com a Turma da Mônica e o livro “5, 4, 3, 2, 1”, que reúne as criações máximas de Mauricio de Sousa e Ziraldo.
As aventuras de “Turma da Mônica – Laços”
A trama do filme acompanha Mônica (Giulia Benite), Cebolinha (Kevin Vechiatto), Cascão (Gabriel Moreira) e Magali (Laura Rauseo) em busca de Floquinho, o cachorro verde de Cebolinha que desapareceu misteriosamente. Enquanto investigam o mistério, descobrem que outros animais do bairro estão sumindo.
Além dos atores mirins que protagonizam o longa, o elenco conta com nomes conhecidos, entre eles Mônica Iozzi, como a mãe da Mônica, Paulo Vilhena, como o pai de Cebolinha, e Rodrigo Santoro, como o Louco. Maurício de Sousa faz uma pequena participação no filme como o dono da banca de jornal.
Mônica Sousa confirmou novos projetos em live-action para a turminha. “Laços” faz parte do projeto Graphic MSP, que traz releituras dos personagens assinadas por artistas brasileiros. Essa é a primeira publicação da trilogia que se desenvolve em “Lições” e “Lembranças”. “O nosso plano é transformá-las em filme, em breve. Queremos continuar contando histórias emocionantes para o nosso público”, conta.