Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a crescente flexibilização das medidas restritivas, diversos setores já começam a observar a retomada dos negócios em níveis pré-pandêmicos. Um dos segmentos que melhor ilustra o reaquecimento da economia é o de transportes.
Em meio à crise sanitária, as ambulâncias predominaram no ano passado, com o efetivo total do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) sendo ampliado para 2.952 veículos de suporte básico e outros 652 de suporte avançado. Segundo dados da Secretaria de Saúde de São Paulo, apenas na capital paulista, o número de ambulâncias disponíveis teve um crescimento de 72%. Agora, porém, elas voltam a dividir as ruas com outras categorias, como as vans escolares – conforme pesquisa da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, mais da metade das redes públicas urbanas de ensino fundamental realiza aulas na modalidade híbrida, enquanto cerca de 30% já adotam atividades totalmente presenciais.
Há também os transportes executivos, que retornam rumo a encontros empresariais e programas de lazer. Entre shows, feiras e exposições, o mercado de eventos de negócios e entretenimento vem recuperando o fôlego. A expectativa da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos é que a área retome 50% de sua oferta regular nos próximos três meses, com 100% da programação do setor reestabelecida em 2022 – o equivalente a uma média de 440 mil eventos no ano.
Preparando-se para lançar a versão de carga da Transit, depois de disponibilizar a de passageiros em outubro deste ano, a Ford está otimista quanto ao desempenho do segmento de transportes no Brasil ante esse cenário. “Timing é tudo! Foi a hora certa para trazer a Transit ao país e ‘surfar’ no crescimento do e-commerce, aproveitando os novos hábitos de consumo, como a venda online, que foi impulsionada nesse período de pandemia”, avalia Flávio Costa, gerente de Vendas de Veículos Comerciais da Ford.
De fato, o boom do comércio eletrônico foi outro fenômeno de impacto, alavancando as operações de distribuição e entrega de produtos tanto de pequenos empreendedores quanto de grandes varejistas. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, as vendas online devem encerrar 2021 com faturamento de R$ 304 bilhões, aumento de 38% em comparação com o ano passado, que, por sua vez, já havia apresentado um salto de cerca de 70% versus 2019.
Para atender a esse crescimento exponencial do mercado e de olho nos desejos e necessidades dos consumidores, Flávio reforça que o segredo está na proximidade com o cliente. “A Ford tem o consumidor no centro de tudo o que faz. O nosso objetivo é oferecer uma jornada intuitiva, ágil e descomplicada. Não queremos que a Transit seja mais uma opção de van no mercado, mas, sim, a solução mais completa. Conhecemos esse cliente melhor do que ninguém, temos mais de 60 anos de tradição e somos líder em vendas em mercados maduros, como Estados Unidos e Europa.”
De olho no perfil exigente e conectado dos consumidores do segmento, Flávio ressalta o cuidado em trazer um produto equipado com tecnologias semiautônomas de série e equipamentos exclusivos, como piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa, três modos de condução, volante multifuncional, estribo elétrico automático, cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros, conexão USB e sistema auto start-stop, que reduz o consumo na cidade.
“Muitos desses recursos ajudam a reduzir as chances de acidente. Dessa forma, o veículo fica parado menos tempo e há menos custos de conserto, seguro e indenização. Ou seja, os benefícios de se ter uma Transit não se limitam ao próprio produto, mas se somam à operação do cliente, ajudando-o em sua rentabilidade”, ressalta.
Mais conectividade, mais produtividade
Se o segmento de veículos comerciais naturalmente demanda produtos robustos e com alta durabilidade, o momento atual de retomada exige ainda mais. Um baixo custo de posse se torna grande diferencial no momento da compra. “Para obter maior retorno financeiro, esse cliente precisa de um veículo que nunca para. Por isso, na ponta do lápis, devem estar não só um comparativo de preços entre os produtos, mas também valores de desgaste e reparo de peças. A Ford oferece, por exemplo, preços de 15% a 20% inferiores aos praticados no mercado”, afirma Flávio.
O executivo também aponta a conectividade como uma grande aliada dos negócios. “A conectividade revolucionou a comunicação pessoal e agora chega ao segmento de veículos comerciais, trazendo um salto de produtividade. É uma nova experiência de interação com o veículo.” E complementa: “Esse é um cliente que não pode parar, já que depende do veículo para manter seu negócio em pleno funcionamento. Cientes disso, oferecemos um modem embarcado que, por meio do aplicativo FordPass, permite acesso remoto a uma série de facilidades e comandos, como agendamento e acompanhamento online de serviços de reparo; monitoramento das condições do veículo, incluindo sua localização em tempo real; níveis de combustível e quilometragem, e a identificação de mais de 3.000 modos de falha”.
Ele explica que, caso se trate de algo mais grave e urgente, o motorista pode solicitar a Assistência Técnica em Conferência, obtendo apoio remoto, atendimento no local ou, se preciso, reboque. Mas e se mesmo assim o cliente não perceber o problema? “Foi pensando nisso que lançamos o Acompanhamento Preventivo Inteligente”, revela Flávio. “A Ford tem um registro dos itens mais críticos, que, se afetados, podem fazer o carro parar em algum momento. Quando identifica algum desses alertas, a Central de Atendimento liga proativamente para o cliente para encontrar uma solução antes que a falha comprometa o funcionamento”, afirma.
E para que todos esses dispositivos digitais de última geração funcionem com a agilidade e conectividade necessárias, a Transit oferece um completo ecossistema de pós-venda. São mais de 100 concessionárias com suprimento de peças apoiado por meio de cinco centros de distribuição que possuem um sistema de logística avançado para repor estoques com agilidade em todo o território nacional.
Parcerias de valor
Para atender a essa demanda que está em alta, a Ford também conta com uma rede de parceiros modificadores certificada, que, além das transformações, oferece suporte técnico e garantia de qualidade. É o caso da VIPK, que realiza transformações e adaptações segundo cada negócio e segmentos de atuação. Para os transportes escolares infantis, por exemplo, são instaladas cadeirinhas especiais. As vans de turismo ganham, entre outros acréscimos, bancos-leitos para maior conforto, enquanto os veículos de carga recebem revestimento interno para proteger as mercadorias a serem entregues.
Sejam quais forem as alterações, o diretor da VIPK, Marcelo Santos, frisa que o trabalho é feito com cuidado e responsabilidade: “Tudo que é modificado no veículo passa por testes rigorosos de frenagem, ancoragem de banco, inclinação do carro, entre outros, para que ao final da transformação esteja não só adequado à sua finalidade e ao padrão global de qualidade da Transit, mas de acordo com as normas e legislações de segurança veicular”.
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