Ter um braço digital é hoje um passo obrigatório para qualquer negócio. Mas a questão de como fazê-lo ainda pode ser um problema: o empreendedor deve ter um domínio, e-mail, forte segurança no seu sistema e um meio de utilizar a nuvem – trajetória que, muitas vezes, apresenta várias dificuldades.
Raquel Dalastti, head de produtos na Locaweb, ressalta que esses cinco passos são hoje uma “uma condição básica de sobrevivência para qualquer negócio”. Mas como você, que está criando a sua empresa ou que tem há anos um negócio apenas físico, consegue efetuar essa jornada para o digital de maneira assertiva?
Conheça cinco soluções que irão ajudar a sua empresa a assegurar o sucesso online:
1) Registro de domínio
Este é o primeiro passo (e um dos mais importantes) para ter um site e iniciar a sua presença online. O registro de domínio é como a patente do seu endereço web. Nele, você registra o nome que quer para o seu negócio, como por exemplo lojadojoão.com.br. Fique atento ao período de renovação para não perder o seu registro.
2) Criação/Hospedagem de site
É o cartão de visitas do seu negócio, onde os potenciais clientes vão encontrar mais informações sobre os seus produtos ou serviços. Um site com um bom design e uma URL própria passa credibilidade para a sua empresa. Vale também mencionar a importância da usabilidade. Afinal, ninguém tem paciência para navegar em uma aplicação que trava ou cujas informações estão distribuídas de uma maneira confusa, não é mesmo?
3) SSL
Não basta apenas ter um site disponível, é preciso que ele seja seguro. O SSL (Secure Socket Layer) possibilita um nível maior de segurança, fazendo com que as informações trafegadas em seu endereço sejam criptografadas e impossibilitando sua utilização por hackers.
4) E-mail
Ainda que hoje muitos contatos sejam feitos por serviços de mensagem instantânea, como WhatsApp e Telegram, o e-mail ainda é extremamente relevante para os negócios, uma maneira de fazer um primeiro contato, realizar campanhas de marketing ou formalizar algum pedido. Um endereço próprio também transmite ao potencial cliente profissionalismo, seriedade e credibilidade.
5) Virtual Private Server (VPS)
Os servidores privados virtuais são um ótimo recurso para passar para a nuvem serviços que antes eram armazenados e distribuídos em um servidor próprio dentro da empresa. Ele oferece mais agilidade para programar com um baixo custo e possibilidade de acesso em todo o país com baixa latência. Com ele, o desenvolvedor tem a liberdade de criar o seu ambiente do zero ou usar uma interface pré-programada.
“Com uma boa estrutura online o seu negócio tem muito mais chances de sucesso neste mercado extremamente competitivo em que vivemos”, destaca Raquel.