O mundo está vivendo um momento de extrema incerteza por conta da epidemia causada pela nova mutação do coronavírus, intitulada como COVID-19. Os casos, que começaram na China, rapidamente se espalharam pela Ásia e agora já estão em praticamente todos os continentes.
Sabemos que o maior e pior efeito é o das fatalidades causadas pela doença. Porém, existe outra preocupação que tem tirado o sono de executivos no mundo todo e também dos governos que têm sentido na pele os “efeitos colaterais” na economia, no hábito de vida das pessoas e nas relações institucionais entre os países.
E com as startups não é diferente. Para mostrar o impacto deste vírus no ambiente de inovação, listamos alguns possíveis efeitos causados em decorrência do coronavírus. Alguns já estão acontecendo no ecossistema das startups e nem todos são negativos, mas é importante estar atento a eles.
1. Alteração no preço de eletrônicos
Boa parte de equipamentos e componentes eletrônicos são importados da China. Portanto, a queda na produção e/ou demora nas entregas em curto prazo são esperados. Com a contenção dos casos de Coronavírus no país, a situação pode ser transitória que se corrigirá em poucos meses, mas as startups que dependem disso podem sentir o impacto em suas operações.
2. Cancelamento de eventos para startups
Ao longo de fevereiro e março, vários eventos do mundo foram cancelados ou adiados para evitar a aglomeração de pessoas, como o SWSX (South by Southwest), Dell Technologies World e até alguns eventos pré-olímpicos precisaram ser adiados. Aqui no Brasil, o caso mais recente foi o cancelamento do Women Will, promovido pelo Google, que reuniria mais de 10 mil mulheres para falar de liderança feminina nas empresas. É de se esperar que o mesmo aconteça com os eventos do ecossistema de startups. Esses eventos em geral tem o intuito de aproximar startups de investidores ou grandes clientes, portanto, qualquer cancelamento pode prejudicar uma startup que dependia naquele momento desse tipo de networking.
3. Queda dos investimentos de grandes empresas
Hoje, estamos vivendo no país um bom momento da relação entre startups e grandes empresas. No entanto, os recursos disponíveis para essa interação ainda são escassos dentro das grandes companhias, além de concorrerem com outros departamentos vistos como prioritários. Em tempos de crise e quando os recursos minguam, essas empresas adiam ou cancelam esse tipo de investimento. Diferente dos outros dois pontos acima, essa é uma situação que não começa imediatamente, mas que também pode demorar mais para ser solucionada.
4. Novos espaços abertos por falências
Na prática, diversos mercados tem sofrido muito com a crise do Coronavírus. O setor da aviação por exemplo já experimenta quedas na procura de passagens em alguns países, inclusive decretando a falência de algumas companhias aéreas. Os setores de eventos e hotelaria enfrentam problemas de devolução de dinheiro e/ou cancelamentos futuros. A queda de negócios nesses e em outros setores pode impactar negativamente as startups que atuam diretamente no mesmo ramo. Mas com a estratégia correta, as startups dos setores afetados podem aproveitar os gaps gerados pelas empresas tradicionais do mercado. Startups são notoriamente mais rápidas para se adaptarem em situações adversas e por isso tem conseguem aproveitar isso para ganhar espaço, modificar a sua linha de atuação ou verticalizar no seu setor.
5. Aumento na demanda por tecnologia
Toda vez que uma crise surge, a inovação ganha espaço. A necessidade de novas soluções que um problema trás são o motor do desenvolvimento. Por exemplo: a cada greve de bancários, aumenta o número de clientes que abandonam as agências físicas e aderem ao internet banking ou às fintechs. Em curto prazo, ferramentas de comunicação remota ganham força com mais trabalhadores experimentando o home office. Em médio prazo, soluções de gestão automatizadas e baseadas em dados podem se tornar cada vez mais necessárias para as empresas.
É importante lembrar que o setor de atuação da sua startup determina se estes e outros efeitos serão maiores ou menores. O tempo de duração com a crise do Coronavírus também influenciará nas consequências em seus negócios e é difícil prever quanto tempo vai durar. Mas o mais importante é lembrar que com toda crise surgem oportunidades, cabe a você formas de aproveitá-las.
*Pedro Teixeira é cofundador e Diretor de Aceleração na Troposlab.