No Brasil, falar de política é sempre delicado. O tema costuma estar relacionado a muita polêmica e pode provocar discussões. Em empresas, o problema é ainda mais agravado, uma vez que pode distrair os colaboradores por brigas que raramente chegam a algum lugar. Para se ter uma ideia, uma pesquisa deste ano do instituto Myers Briggs indicou que 85% dos funcionários relataram ter tido algum tipo de conflito dentro do trabalho. Além disso, o mesmo estudo mostrou que 54% dos colaboradores acham que os gestores poderiam lidar melhor com as discussões nesse ambiente.
Política pode ser debatida no trabalho, mas com certa cautela. É importante que os colaboradores tenham seu direito à liberdade de expressão garantido. O debate, quando civilizado, pode desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico, além de possibilitar a discussão de pautas importantes para o país.
No entanto, é importante manter a atenção aos alertas de conflitos na empresa, pois uma equipe separada produz com menos ânimo e vontade, já que ninguém quer trabalhar em um ambiente negativo. Fica muito cansativo trabalhar em um círculo desagradável, e essas discussões tendem a ser levadas para o pessoal, desgastando as relações no espaço de trabalho cada vez mais.
Para encontrar a melhor forma de evitar conflitos políticos nas empresas, listo algumas dicas. Confira:
1. Não censure o debate
Há algumas ações que lideranças podem tomar para evitar os conflitos. O conceito é jamais censurar, mas sim direcionar as conversas para enriquecerem o conhecimento e não criarem rixas. Embora criar normas pareça uma atitude muito severa, é importante estabelecer limites, lembrando os colaboradores da política sobre o tópico na empresa, para evitar frustrações.
2. Crie momentos certos para debates
Estabelecer momentos específicos para a conversa política pode ser uma boa saída, contando até, por exemplo, com mediadores que ditem o prosseguimento do debate. Há empresas que marcam hora e lugar para papos educativos que formam seus colaboradores como pensantes do assunto.
3. Não influencie os colaboradores
Evite impor sua própria opinião para quem trabalha. É fundamental fornecer um ambiente imparcial que instigue a própria opinião. Colaboradores às vezes se deixam influenciar pelos cargos maiores da empresa. Evite isso ao máximo, deixe que eles criem seus próprios pensamentos livremente.
4. Regule a comunicação interna
Por vezes, as discussões podem ocorrer fora do ambiente físico do trabalho e acontecer no digital. Nos grupos de WhatsApp, temos menos controle do que é dito, mas o setor de comunicação interna deve manter a atenção para evitar a discórdia e disseminação de notícias falsas no trabalho.
5. Respeite todas opiniões
O mais importante é sempre manter o respeito. É essencial que a cordialidade seja mantida nas empresas, em todos os níveis, dos estagiários aos executivos. Afinal, a política é um espaço que exige respeito para que se chegue a resoluções que formarão um país melhor para todos, e isso só é possível em um ambiente calmo, de debate civilizado.
* Mara Lemes Martins é psicóloga e VP da organização de networking de negócios BNI Brasil (Business Network International).