Um estudo realizado pela empresa de marketing URL Genius concluiu que o YouTube e o TikTok são as redes sociais que mais coletam dados pessoais de seus usuários. Mas segundo o levantamento, divulgado no mês passado, enquanto o YouTube majoritariamente registra informações para uso próprio – como rastrear histórico de pesquisas ou localização, com o objetivo de exibir anúncios mais segmentados -, o TikTok permite que vários outros rastreadores coletem dados pessoais em sua plataforma, sendo impossível saber exatamente para quais fins.
A atuação de rastreadores terceiros, que pode incluir ainda o registro de atividades de usuários mesmo após estes fecharem os apps, também foi identificada no YouTube – mas em menor grau: enquanto 10 dos 14 rastreadores pertenciam à própria plataforma, vinculada ao Google, no caso do TikTok, ligado à ByteDance, 13 de seus 14 rastreadores encontrados pertencem a outras empresas.
A pesquisa destaca que o rastreamento de dados por terceiros em ambos os apps ocorre mesmo quando usuários optam por não permitir esse tipo de atividade em suas configurações. “Os consumidores são atualmente incapazes de ver quais dados estão sendo compartilhados com redes de rastreio de terceiros, ou como esses dados serão usados”, afirma o relatório da URL Genius, que também avaliou os aplicativos WhatsApp, Twitter, Telegram, LinkedIn, Instagram, Facebook, Snapchat e Messenger.
(com CNBC)