O YouTube anunciou nesta terça-feira (20) sua nova iniciativa para recompensar financeiramente os criadores de conteúdo atuantes na plataforma.
Em evento em Los Angeles (EUA), a equipe executiva liderada pela CEO da rede social, Susan Wojcicki, apresentou o Made on YouTube, projeto que ampliará o sistema de monetização dentro do Programa de Parcerias do YouTube (YPP, na sigla em inglês), passando a permitir mais geração de receitas também por meio do formato de vídeos curtos YouTube Shorts.
A proposta, segundo o blog oficial do YouTube, inclui reimaginar “a forma como a indústria musical e os YouTubers podem trabalhar em conjunto”, levando a monetização por anúncios para quem veicula músicas em seus vídeos.
Entre os destaques do anúncio de hoje, estão:
- Acesso ampliado ao YPP: a partir do início de 2023, criadores que centram seu trabalho em Shorts podem se inscrever para participar do YPP se atenderem ao limite mínimo de mil assinantes e 10 milhões de visualizações de seus Shorts num período de 90 dias. Para apoiar criadores que estão no início de sua jornada no YouTube, a plataforma vai apresentar também um novo nível de YPP com requisitos mais baixos, oferecendo acesso antecipado a recursos de Fan Funding (financiamento pelos fãs) como Super Thanks, Super Chat, Super Stickers e tornar-se Membro do canal;
- Modelo inédito de compartilhamento de receita no Shorts: com mais de 30 bilhões de visualizações por dia e 1,5 bilhão de usuários logados a cada mês, os Shorts estão explodindo no mundo todo. Para recompensar quem trabalha nessa categoria criativa, a partir do início de 2023 o YouTube sairá de um modelo de financiamento fixo para reforçar um formato exclusivo de compartilhamento de receita no Shorts, tanto para criadores atuais quanto para futuros integrantes do YPP;
- Lançamento do Creator Music: a complexidade do processo de licenciamento de músicas acaba fazendo com que a maioria dos vídeos de longo formato que têm canções não resulte em pagamento aos criadores. Para estabelecer uma ponte entre a indústria da música e os criadores, o YouTube estreia o Creator Music, por meio do qual os criadores poderão comprar música de alta qualidade, por um valor acessível, e garantir um potencial ainda maior de monetizar seus vídeos, ou usar as músicas e depois compartilhar a receita obtida com o artista ou o detentor dos direitos autorais.