O mercado de beleza e cuidados pessoais foi um dos que mais cresceu nos últimos anos e a tendência é de seguir em alta, despertando o interesse de empreendedores em criar novos negócios no segmento. Neste artigo você terá acesso a 5 passos para montar um salão de beleza, independente do lugar em que queira atender seus clientes.
Basta seguir o passo a passo e colocar para fora o espírito empreendedor e amor pelo trabalho que tem como fundamento deixar as pessoas mais belas e satisfeitas consigo mesmas. Além disso, entender que não existe momento propício para criar um negócio, pois a vontade de fazer a diferença e entregar um serviço de qualidade e excelência no atendimento vem antes de qualquer cenário.
As empresas da área de beleza e estética sempre aparecem nas pesquisas sobre os melhores negócios para se investir. O salão de beleza está na ponta da preferência em relação a esse segmento que atrai clientes preocupados em cuidar do visual. E isso não tem data de validade, é a toda hora.
Passo 1: Escolher o nicho
A primeira coisa a se fazer na hora de começar a pensar em montar um salão de beleza é, sem dúvidas, escolher o seu nicho de atuação. Embora o negócio tenha como foco o público feminino, existem vários modelos de negócios também voltados para todos os tipos de públicos e idades.
Apesar das diversas possibilidades, antes de dar o próximo passo é preciso decidir qual nicho terá seu foco. Dessa forma, fica mais fácil entender os gostos e necessidades do público para então definir o estilo do seu salão de beleza.
Passo 2: Estudar a concorrência
A concorrência existe e sempre existirá em qualquer tipo de negócio, e no setor da beleza e da estética não é diferente. O que se recomenda é, antes de mais nada, estudar quem já atua no mesmo segmento e especialmente na região em que pretende montar seu salão.
Conheça os pontos fortes e fracos da sua concorrência e procure criar um serviço diferenciado para atrair os clientes, porque especialmente aqueles que frequentam um salão há muito tempo estarão relutantes em mudar, mas se você tem algo novo e melhor, com certeza terá a oportunidade de atender a esse tipo de cliente, além, é claro, daqueles que já desejam um novo estabelecimento para serem atendidos.
Passo 3: Escolha o lugar adequado
É preciso levar em conta o lugar onde pretende montar seu salão de beleza. Busque entender o perfil dos moradores, concorrentes, características do local e a economia do bairro ou município em questão.
A escolha do lugar precisa ser uma das prioridades iniciais e, embora seja necessário seguir o que dita o mercado, o bom senso e a intuição também contam muito na hora de fazer a escolha correta.
Passo 4: Compra de equipamentos e contratação de funcionários
Uma vez escolhido o local e fechado o contrato de locação para o funcionamento de seu salão de beleza, é hora de comprar os equipamentos necessários. Busque produtos de qualidade para que não precise mudar tudo no meio do caminho.
Quanto aos funcionários, contrate profissionais capacitados que saibam trabalhar em equipe e que estejam alinhados com os valores da sua empresa. Seja claro na hora da entrevista quanto ao que deseja e faça uma pesquisa sobre o comportamento do interessado em seus empregos anteriores. E claro, seja justo com os salários oferecidos para poder esperar os melhores resultados.
Passo 5: A imagem vale muito, sempre
Uma imagem vale mais que mil palavras. Esse é um ditado sempre atual, especialmente no marketing de um negócio. Por isso, cuidar da imagem da empresa que cuida da imagem das pessoas é primordial.
Contrate um bom profissional para desenvolver a identidade visual de seu salão de beleza, crie um site interessante, cadastre no Google Meu Negócio e esteja presente nas redes sociais, especialmente no Instagram.
Publique fotos interessantes de seu trabalho, além de dicas sobre beleza e estética. Faça a diferença nas mídias sociais e mostre que seu salão está preparado para atender a qualquer tipo de cliente.
Dica extra
Uma sugestão é de cadastrar seu salão de beleza na plataforma Booksy, porque assim conseguirá atrair mais clientes. Ela oferece um aplicativo onde os usuários conseguem encontrar salões de beleza próximos de sua casa ou trabalho e, assim, você aparecerá para todos que estão nas proximidades, o que significa mais força para seu negócio.