A definição de uma celebridade para estrelar uma campanha ou ação de marketing é um processo complexo. A empresa deve analisar se a escolha é relevante para seu público alvo, se há um match entre a marca do produto e marca pessoal da celebridade, se faz sentido para estratégias de branding de longo prazo e até se a parceria pode trazer problemas no futuro. O cenário é bem diferente, no entanto, quando a marca aposta em um conceito pouco comum e resolve “ressuscitar” uma estrela. Este foi o caso da Fiat, que usou o cantor Elvis Presley em uma campanha da Nova Fiat Strada.
Lançado em julho deste ano, o filme, intitulado “FIAT I Nova Strada: a lenda se superou”, mostra o Rei do Rock dirigindo o veículo da marca pelos mais diversos cenários, vestindo seu famoso figurino, o macacão branco, e foi eleito o “Melhor comercial de TV” pelo Prêmio Top Car. Agora, a Fiat compartilha como conseguiu recriar Elvis Presley com uma websérie em seu canal no YouTube.
Dividido em quatro episódios com cerca cinco minutos, o projeto foi desenvolvido em parceria com a agência Leo Burnet TM e a Alice Filmes, e mostra os bastidores, detalhes e técnicas de gravação, produção e pós-produção do filme.
O primeiro episódio conta como foram feitos os efeitos visuais de recriação do rosto do Elvis em técnica CGI. De acordo com a empresa, este foi o maior desafio da produção, visto que as equipes de VFX e pós-produção não podiam recorrer ao próprio Elvis Presley para realizar uma fotometria, ferramenta essencial para o tipo de criação. A solução foi reconstruir o rosto do cantor, do zero, a partir de um modelo 3D e aplicá-lo no rosto de um ator.
No segundo episódio o figurino ganha destaque: desde covers do Elvis em diferentes pessoas, vedetes, guardas romanos, até samurais e alienígenas. O terceiro episódio revela todo o trabalho de direção do filme, a construção de diferentes cenários ambientados nos anos 50/60 ao mesmo tempo que trouxe um ar mais moderno por onde a Nova Fiat Strada transitou. A escolha do elenco, que contou com mais de 600 pessoas entre figurantes e o cover do Elvis, fica para o último episódio.
“Esse foi um projeto muito desafiador. Primeiro como fã do Elvis que sou desde os 7 anos, tinha o peso de analisar um rosto construído totalmente em CGI que fosse igual ao meu ídolo de infância; segundo pelo processo todo que o projeto envolveu, desde a magnitude da produção em si, até a pandemia que nos impôs um novo ritmo, formato e processo de aprovação. Foi um filme conversado e aprovado frame a frame, com reuniões diárias entre produtora, cliente, agência e o próprio staff do Elvis para chegarmos no resultado maravilhoso de 120 segundos, além das mais de 70 cópias com formatos e versões diferentes que entregamos”, explica Maria Fernanda Moura, Diretora de Produção Integrada da Leo Burnett TM.
“Por trás desses 7 meses que resultaram no filme, tivemos muitas mentes criativas, pessoas incansáveis e uma estrutura gigante. Sem dúvida, foi uma das coisas mais desafiadoras que já fizemos na Alice. Toda parte de produção, apesar de muito grande, era algo que estávamos bem acostumados, já recriar o Elvis em CGI foi muito trabalhoso e a parte mais complexa. Foram necessárias reuniões diárias durante toda etapa de pós-produção e só alcançamos o resultado final por conta da sinergia entre todos envolvidos”, Wal Tamagno, Sócio-Produtor Executivo da AliceFilmes.
O projeto digital conta um teaser que reúne conteúdo dos quatro episódios convidando os internautas a acompanharem a playlist da websérie no YouTube da Fiat e mergulharem nessa experiência sensorial. Em nota, a Fiat afirma que a produção da campanha “A Lenda” seguiu rigorosos padrões de segurança, e teve as imagens captadas em fevereiro deste ano, antes da expansão do Covid-19 no Brasil.
Confira a websérie: