A plataforma Emplifi divulgou nesta terça-feira (13) os dados de um levantamento sobre as empresas brasileiras que mais engajaram usuários nas redes sociais com postagens vinculadas ao Mês do Orgulho LGBTQIAP+, comemorado em junho. Avaliando comparativamente conteúdos temáticos publicados no mesmo mês em 2020 e 2021, o estudo também constatou que ainda mais marcas se posicionaram a favor da causa dessa comunidade neste ano, em publicações no Facebook, Instagram e Twitter, gerando um retorno ainda maior do público.
Em um ano, o número de posts cresceu em 44% e as interações subiram 56%: em 2020, foram contabilizados 2.187 posts com 2.297.851 interações, enquanto em 2021 houve 3.157 publicações, somando 3.581.742 interações.
Engajamento por plataforma
Em 2020, a porcentagem de interação no Instagram era de 83%, passando para 75% em 2021. Apesar da queda, a plataforma ainda lidera as interações. Mas as outras redes registraram um aumento na taxa de engajamento. No Twitter, passou de 2% a 6% em um ano; já o Facebook registrou um aumento de 15% a 19% na interação de posts relacionados à comunidade LGBTQIAP+.
Engajamento por indústria
O estudo também revelou quais indústrias têm o maior número de interações em postagens ligadas à comunidade LGBTIQIAP+. O setor de Varejo, E-commerce e Fast Food lideram em 2021, enquanto Beleza, Moda e E-commerce encabeçaram o ranking de 2020. A Emplifi também aponta que as mudanças no ranking se referem a marcas pontuais que apresentaram destaque expressivo em seus conteúdos proprietários.
Os resultados de Fast Food foram influenciados por Burger King e os de Ecommerce, por Mercado Livre. Já o destaque de Varejo foi resultado do vídeo das Casas Bahia com Gil do Vigor e Lucas Penteado, os ex-participantes do “Big Brother Brasil” deste ano.
Marcas com maior número de interações em posts LGBTQIAP+
Entre as empresas que mais tiveram interações em suas postagens sobre LGBTQIAP+, temos Casas Bahia, Burger King, Netflix e Doritos. Amaro, Amstel e Bradesco também estão entre as marcas que focaram grandes investimentos em conteúdo relacionado ao Mês do Orgulho.
Confira abaixo os rankings Top 10 das companhias para cada rede social avaliada na pesquisa:
Maior engajamento no Facebook
1) Casas Bahia – com 559.449 interações
2) Pão de Açúcar – com 109.048 interações
3) Burger King Brasil – com 66.358 interações
4) Crocs – com 24.586 interações
5) Ambev – com 18.506 interações
6) Qualicorp – com 16.832 interações
7) Grão de Gente – com 14.973 interações
8) TIM Brasil – com 11.970 interações
9) LATAM Airlines – com 11.595 interações
10) Imovelweb – com 7.579 interações
Maior engajamento no Instagram
1) Burger King Brasil – com 399.307 interações
2) Netflix Brasil – com 275.755 interações
3) Casas Bahia – com 157.032 interações
4) Riachuelo – com 80.348 interações
5) Ambev – com 77.302 interações
6) TAG – Experiências Literárias – com 68.392 interações
7) Hering Oficial – com 54.441 interações
8) Playstation Brasil – com 49.017 interações
9) Risqué Friends – com 48.808 interações
10) O Boticário – com 44.675 interações
Maior engajamento no Twitter
1) Doritos – com 47.746 interações
2) Casas Bahia – com 45.919 interações
3) Ambev – com 29.518 interações
4) Burger King Brasil – com 20.680 interações
5) TIM Brasil – com 12.013 interações
6) Submarino – com 8.004 interações
7) Netflix Brasil – com 7.660 interações
8) Magazine Luiza – com 4.669 interações
9) Coca-Cola Brasil – com 3.557 interações
10) Trident – com 3.144 interações