Um dos melhores anos de resultados do seu time já começou. Você está preparado para o campeonato? Líder, lembre-se que você é o exemplo do seu time, é quem faz a seleção dos melhores jogadores, cria estratégias e acompanha individualmente seus liderados para que o desempenho em campo seja satisfatório. Afinal, ganhar o jogo é o foco! O placar está exposto para que todos vibrem com o resultado. A pausa estratégica durante o jogo reforçará o objetivo dessa partida, o time se reúne e rapidamente enxerga o que não está dando certo e cria novas estratégias para ganhar a partida.
Para facilitar o entendimento desta estratégia, relacionei abaixo as Quatro Disciplinas da Execução para aplicar no seu dia a dia do varejo:
1. Foco: você recebeu a estrutura do campeonato, identificou que serão várias partidas para ser o grande vencedor. O que fazer? Reúna seu time e estabeleça junto com eles quais serão as MCIs (Metas Crucialmente Importantes). Lembrando que para ganhar a partida não podemos ter metas fracas, então dê poder aos seus jogadores, clareza para que enxerguem que é possível vencer, ou seja, crie um jogo para que eles possam jogar e ganhar.
2. Medidas de Direção (alavancas): são novos comportamentos que direcionam o trabalho para a conquista dos resultados. Dê ênfase ao que o time precisa fazer para ganhar o jogo. Adote, por exemplo o aumento no ticket médio e pergunte ao seu time como eles farão para que esse resultado aconteça.
3. Placar envolvente (engajamento): adote um painel criado pelo seu time. O placar vai indicar se o time está ganhando ou perdendo. E convenhamos, ver nosso time em 1º lugar é gratificante!
4. Responsabilidade (prestação de contas): aqui, os integrantes do time apresentarão seus resultados através do placar envolvente. Nada de reuniões de uma hora ou mais! Realize encontros rápidos e frequentes, nos quais o time se compromete a mover o placar por meio de ações a serem realizadas para ganhar o jogo.
Para engajar seu time na Cultura das Quatro Disciplinas da Execução, é necessário comprometimento e muita dedicação. E, no final, muita comemoração por ter inserido essa metodologia que faz primeiro o mais importante. Que esse texto guie seus próximos passos!
* Fernanda Lemes é especialista em varejo e gestora de Customer Success da SetaDigital, empresa de Tecnologia da Informação especializada no setor calçadista adquirida recentemente pela Linx.