A fidelidade é buscada em quase todas as relações humanas. É um atributo pelo qual as pessoas trabalham, para sentirem-se mais seguras e confortáveis em seus relacionamentos, amizades e, no caso das empresas, nos negócios. Mas, pensando no mercado, a fidelidade é suficiente?
A lealdade é uma característica mais profunda na relação entre as pessoas. Não é apenas manter uma relação exclusiva, mas se envolver intensamente. O cliente leal é aquele que recorre à empresa sempre que precisa, não por hábito ou comodismo, mas porque já assumiu para si que é ali que ele encontra as melhores soluções dentro das expectativas por que anseia.
O termo é a base do programa da Lecupon, pioneira em trazer esse novo conceito ao Brasil. Por ser algo novo para os brasileiros, a empresa entende que o mercado ainda não está familiarizado com “lealdade” em vez de “fidelidade”, mas segundo Aluísio Cirino, CEO da Lecupon: “Trabalhamos com a conotação de lealdade porque ser leal está ligado a ser promotor, ser fã da sua marca”.
Mas por que Programas de Lealdade prometem sair à frente no mercado?
“Programas de lealdade constroem comunidades, e não apenas acesso às vantagens e aos benefícios”, argumenta Cirino. Dentro de um cenário de grande competitividade no mercado e de alta conscientização dos consumidores, a lealdade torna-se decisiva, “é o novo plus do mercado!”, completa.
Em uma plataforma totalmente customizada, o cliente da Lecupon consegue desenvolver um programa de lealdade próprio, elaborando um cardápio de ofertas com mais de 24 mil marcas selecionadas — podendo incluir negócios locais e que já tenham parceria antiga.
É um programa de lealdade que oferece cupons de descontos, cashback, painel de gestão de controle em uma tecnologia white label: “O cliente final nem sabe que a Lecupon existe, pois nossa plataforma é tão customizável que fica a ‘cara’ do nosso cliente”, afirma Aluísio.
Por meio desse app, a marca consegue criar e estabelecer conexão com os clientes, fortalecendo o sentimento de pertencimento neles. É assim que o programa de lealdade funciona como um canal da comunidade da empresa.
O diretor-tesoureiro adjunto da OAB Minas Gerais, Fabrício Almeira, afirma que a adesão aos programas de lealdade incrementou o relacionamento entre a organização e os seus advogados: “A intenção era encontrar uma empresa que oferecesse tecnologia para sanar nossas principais necessidades: catálogo amplo de serviços, marcas líderes em seus mercados, cashback, possibilidade de fazer aplicativo próprio. A Lecupon tem várias marcas cadastradas; um clube de vantagens muito grande, com base tecnológica que, junto com a nossa entidade, conseguiu unir o útil ao agradável”.
O sucesso da parceria é tamanho que otimizou o Programa de Anuidade Zero da OAB/MG, estimulando os advogados a utilizarem o cashback gerado dentro do aplicativo para abater no valor das mensalidades da Ordem dos Advogados.
É dessa forma que a lealdade vai se construindo e estabelecendo como um verdadeiro parâmetro na relação entre marca e consumidores. E o Programa de Lealdade da Lecupon está pronto para atuar nessa frente.