A plataforma de transporte particular Uber lançou nesta segunda-feira (10) uma campanha de conscientização e combate ao racismo junto a usuários e motoristas cadastrados.
A iniciativa se divide em duas fases. Na primeira, peças informativas expostas em locais públicos como pontos de ônibus e relógios de rua, além de postagens nas redes sociais, reproduzem frases de teor racista relatadas por usuários e motoristas do aplicativo que foram vítimas de discriminação. “Além de reforçar que tais comportamentos não são aceitos pela plataforma e podem levar ao banimento, os exemplos chamam a atenção para afirmações racistas que são reproduzidas, muitas vezes, de forma velada e sistêmica”, destaca a empresa, em comunicado sobre a campanha.
A segunda fase começará daqui a duas semanas, quando passará a ser veiculada uma série de vídeos dentro do próprio aplicativo de transporte com o objetivo de mostrar “como esses exemplos são parte do racismo estrutural e por que ter consciência disso é importante para ajudar a mudar essa realidade”, segundo a Uber.
O novo projeto é parte de um compromisso global, assumido no ano passado pela companhia, de combate ao racismo, implementando medidas internas – como o aumento do número de funcionários negros, inclusive em cargos de liderança – e externas – como a revisão dos processos de resposta às denúncias de atos racistas.
Usuários e motoristas do aplicativo podem reportar incidentes de discriminação racial por meio do menu de ajuda do serviço ou de seu site oficial.