Há exatos 12 anos, a primeira hashtag (#barcamp) foi publicada em um tweet pelo designer americano Chris Messina com o intuito de reunir conversas sobre um evento. Desde então, o símbolo evoluiu de um mecanismo utilizado para simplesmente marcar ou categorizar tweets para uma forma fácil, divertida e poderosa de agregar conversas e movimentos globais, além de evidenciar conteúdo relevante de pessoas, marcas e parceiros de conteúdo.
Para medir o uso desse mecanismo por marcas, o Twitter realizou um levantamento das hashtags que tiveram destaque nos últimos meses no Brasil. “As hashtags se tornaram tão importantes e integradas à linguagem dentro e fora da internet que hoje são conhecidas pelos mais diversos públicos. Além de levar a mensagem das marcas para a audiência dentro e fora do Twitter, o recurso, quando bem utilizado, gera curiosidade e gatilhos de conversas, pautando assuntos que acontecem na sociedade. O importante é que anunciantes tenham em mente que hashtags independem do slogan das campanhas – elas devem ser tão relevantes para as pessoas quanto são para as marcas”, afirma Daniela Bogoricin, diretora de estratégia de marcas do Twitter no Brasil.
Cervejaria Ambev (@CervejariaAmbev), Budweiser (@Budweiser_Br), Google (@googlebrasil), Coca-Cola (@CocaCola_Br), Natura (@naturabroficial) e McDonald’s (@McDonalds_BR) foram anunciantes que atraíram os holofotes na utilização de hashtags para engajar audiências, de acordo com análise interna da equipe do Twitter no Brasil. Além de métricas quantitativas como o volume de conversas gerado pelo recurso, foi levada em conta a aplicação de boas práticas de conteúdo no Twitter Brasil nos últimos 12 meses. Entre as hashtags de destaque estão:
O poder das hashtags de reunir e salientar conteúdos possibilita que marcas façam parte de conversas em tempo real e criem uma conexão legítima com seu público no momento e contexto adequados. Além de expandir o alcance e fortalecer o posicionamento da marca, o recurso pode segmentar o mercado escolhido, atrair pessoas para conversar sobre um assunto relevante para elas e para a marca, e ainda melhorar o posicionamento do site das empresas nos resultados orgânicos dos buscadores.
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