O Twitter anunciou nesta quinta-feira (3) o lançamento do primeiro serviço por assinatura de sua plataforma, oferecendo recursos exclusivos aos usuários mediante pagamentos mensais.
Entre as funcionalidades do plano, nomeado Twitter Blue, estão as possibilidades de organizar postagens salvas em pastas, definir janelas de até 30 segundos para editar ou desfazer publicações antes de seu envio, alterar o logotipo e o esquema de cores do site e acessar um modo de facilitação de leitura para sequências de mensagens conectadas de um mesmo usuário – os chamados “fios” ou threads.
Em comunicado, a empresa assegurou que a versão gratuita de sua rede social seguirá funcionando normalmente, e o Blue – inicialmente voltado apenas ao aplicativo da plataforma, e não seu formato para desktop – “visa simplesmente adicionar recursos aprimorados e complementares à experiência já existente do Twitter para aqueles que desejam”.
Por enquanto, a novidade, que integra uma série de esforços da companhia para dobrar sua receita anual até 2023, estará disponível somente no Canadá e na Austrália, pelos respectivos valores mensais de 3,49 dólares canadenses (US$ 2,90) e 4,49 dólares australianos (US$ 3,48). Apesar de ainda não oficializar a estreia no Brasil, o aplicativo vazou na semana passada, via App Store, que sua inscrição para usuários no país deve custar R$ 15,90 por mês.
Além de prometer aperfeiçoar o Blue conforme o feedback dos assinantes, entre seus próximos lançamentos o Twitter revelou que pretende criar um plano de assinatura para remunerar criadores de conteúdo por compartilhamentos em sua rede.
(com informações de SUNO Notícias e Tecnoblog)